O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

COMEMORAÇÕES: Atos pelo Bicentenário da Revolução Pernambucana começa hoje.



Debates, palestras, exposições e até passeios de bicicleta estão programados para comemorar o bicentenário da Revolução de 1817. Os 200 anos do movimento que estabeleceu a primeira república no Brasil são comemorados oficialmente hoje, mas a programação se estende por todo o ano. A revolução ocorreu em 6 de março de 1817. Até 2018, vários eventos vão lembrar esse capítulo marcante da história de Pernambuco ainda desconhecido por parte da população. Para hoje, estão marcadas sessões solenes no Palácio do Campo da Princesa e na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Uma palestra sobre a relação da revolução com a cultura brasileira vai acontecer às 15h, com entrada gratuita, na sede da Academia Pernambucana de Letras, no bairro das Graças.

Na quinta-feira, a revolução será tema de uma mesa-redonda na Fundação Joaquim Nabuco, em Casa Forte. O evento, que começa às 17h, contará ainda com palestras de Socorro Ferraz (Os contos e as fantásticas carrancas); Flávio Cabral (A missão Cabugá nos Estados Unidos: uma página da revolução) e José Luiz da Mota Menezes (Um campo do Erário Régio, dois pátios e uma revolução republicana). A entrada é gratuita.

A história da Revolução de 1817 será contada também em uma exposição no Museu da Cidade do Recife, no Forte das Cinco Pontas, bairro de São José, área central do Recife. A mostra será aberta ao público no dia 12 deste mês, na comemoração dos aniversários do Recife e de Olinda. A exposição 1817 - Revolução Republicana fica em cartaz até 5 de março de 2018. “Contaremos a história da revolução que estabeleceu, pela primeira vez, um governo livre da Coroa portuguesa. A exposição foi dividida em cinco eixos temáticos, e mediadores vão receber escolas e espectadores em geral”, disse a diretora do museu e curadora da exposição, Betânia Correa de Araújo.

Ainda sem datas definidas, outras ações devem acontecer ao longo do ano. Placas de azulejo serão afixadas em locais de relevância para a Revolução de 1817, como o Forte do Brum e a Praça da República. Um roteiro educativo e turístico, com visitas guiadas, será criado para visitar esses pontos da cidade que lembram os atos heróicos dos revolucionários. Também será organizado um passeio ciclístico com a temática. “Outras atividades são exposições culturais, valorização da revolução no conteúdo programático das escolas públicas, construção de um monumento e publicação de livros com abordagens analíticas do fato histórico”, pontuou o secretário-executivo de Coordenação da Casa Civil, Marcelo Canuto. De acordo com o governo do estado, haverá ainda encenação de peça teatral sobre a revolução e concurso de redação com a temática para estudantes do ensino médio da rede estadual.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações: Diario de Pernambuco.

Nenhum comentário