O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

BCN FOLIA: A folia em Triunfo fica por conta dos Caretas.



Os traços mal-humorados das fantasias dos caretas chegam a enganar os turistas mais desavisados. Mas, apesar das caras amarradas, a folia de Triunfo é marcada por animação e festa. Divididos em grupos chamados de trecas, cada uma com seu líder,os caretas são os principais personagens do carnaval triunfense há quase 90 anos.

Os caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. Segundo alguns estudiosos, a origem da festividade não faz parte do período carnavalesco, mas do Natal, quando dois Mateus de um reisado, em 1917, embriagaram-se durante a apresentação e foram proibidos de participar da manifestação. Inconformados, eles vagaram fantasiados pelo município, fazendo barulho com um chocalho e inaugurando a brincadeira.

Nos primórdios do folguedo, os brincantes desciam do Alto da Boa Vista, trajando roupas escuras, estalando seus relhos (chicotes com ponteiras) e assustando os moradores, além de rivalizarem com outras trecas, no início os caretas eram formados apenas por homens, com o tempo houve a inserção das mulheres na manifestação.



Comparados aos papangus de Bezerros, eles também se fantasiam da cabeça aos pés, com máscaras feitas de papel, grude e amido de mandioca, que são confeccionadas em oficinas de máscaras de papel, chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão. Todo ano, os melhores caretas são premiados, por isso, as fantasias tentam se tornar mais criativas e caprichosas. Hoje, Os Caretas são reconhecidos como patrimônio cultural de Triunfo e tornaram-se símbolo da cidade.

Texto: Enciclopédia Nordeste.


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Especial Carnaval de Pernambuco
BCN Folia 2017

Nenhum comentário