O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Celpe orienta os clientes a comprar e instalar a iluminação natalina


O clima natalino já toma conta das residências e comércio. Principal elemento da decoração de Natal, a iluminação exige atenção redobrada no momento da aquisição e da instalação. Os tradicionais piscas-piscas requerem atenção especial. Para evitar choques elétricos e curtos-circuitos, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) sugere importantes cuidados ao adquirir, instalar e manusear a iluminação de fim de ano.
No momento da escolha de novos enfeites, a dica da Celpe é levar em conta mais do que a beleza ou a novidade do produto. O consumidor deve atentar, antes de tudo, para a procedência e qualidade dos ornamentos que precisam de eletricidade, principalmente os cordões com lâmpadas. O ideal é somente comprar os que foram certificados pelo Inmetro.

Nas embalagens, os piscas-piscas devem trazer informações como potência, tensão de alimentação e instruções de uso. O selo de qualidade deve estar estampado na caixa e as instruções, escritas em português. No caso das árvores de natal, é importante procurar pela etiqueta “resistente ao fogo”. Essa medida preventiva pode evitar que, na eventualidade de um curto-circuito, as consequências se propaguem e provoquem um incêndio.

Outra dica da Celpe é quanto à montagem da árvore. É importante evitar o uso de luzes elétricas e piscas em árvores decorativas de metal. Elas podem conduzir energia e provocar choques elétricos de gravidade imprevisível. As luzes não devem estar próximas de enfeites produzidos com papel ou cartolina.
O uso de extensões e "benjamins" (conhecidos como T ) deve ser evitado. Antes de ornamentar o imóvel, é aconselhável uma revisão nas instalações elétricas. Para adornar o exterior da casa, recomenda-se cuidado redobrado. Por estar mais vulnerável ao calor e à chuva, se não forem adotadas medidas preventivas, poderá haver um maior risco de choque elétrico e curto-circuito. A ação do tempo pode ressecar a fiação e a presença de água potencializa os efeitos da condução da corrente elétrica. Em hipótese alguma, a iluminação deve ser feita por pessoas que estão com os pés ou mãos molhados.

Da Redação Blog Coisa Nossa Pernambuco


Nenhum comentário