O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Campanha Novembro Azul alerta para o câncer de próstata

O câncer de próstata é um dos que mais matam homens no mundo
A cada duas horas, três homens morrem com câncer de próstata no Brasil. Para tentar mudar essa estatística, a campanha Novembro Azul foi para as ruas orientar, principalmente, quem não se cuida.

Uma pesquisa feita com 1.330 homens em todo país constatou que de cada 10 homens, sete foram ao médico nos últimos seis meses, mas só um deles fez o exame de próstata.
“Eu vou ser sincero com você: eu tenho pavor a médico. Quando o pessoal fala assim: vai lá fazer o exame pra saber do câncer de próstata, procura um médico, eu pulo fora”, conta o comerciante Aelço Nogueira de Souza.
Mas é preciso levar o assunto a sério. Segundo o urologista Alvaro Sarkis, o câncer de próstata é um dos que mais matam homens no mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, até o ano acabar serão mais de 60 mil casos registrados no Brasil.
A recomendação para quem já chegou aos 40 é se programar. O ideal é não esperar sentir alguma coisa para procurar um médico. “O importante é não sentir nada: urinar bem, não ter nenhuma dor óssea, não ter nenhum sintoma relacionado à presença do tumor e outras complicações. Essa é a faixa ideal de diagnóstico do câncer de próstata. O indivíduo tem que procurar o médico. Tem o exame de sangue e o exame digital da próstata, que dura alguns segundos e pode salvar vidas”, alerta o urologista.
A chance de cura é de praticamente 90%. Mas não foi o que aconteceu com o tio do motorista Delson de Freitas: “Já teve meu tio que não cuidou e morreu. Então, eu acho que tem que cuidar enquanto tem tempo, porque não adianta depois. Eu vou, minha mulher me faz ir”.
E quem já entendeu a importância do alerta, vai passando o recado. “O homem tem isso mesmo, mas tem que deixar de lado esse machismo e fazer, porque é prevenção. Isso é para prevenir”, afirma o vendedor Otoniel Pacheco de Sousa.

Da Redação Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações doo G1

Nenhum comentário