O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SEGURANÇA: uma questão de responsabilidade

A RESPONSABILIDADE é de todos. Imagem: Internet

Quando um fato é bom, agradável para uma pessoa ou para uma cidade, todos querem se tornarem "donos", idealizadores, responsáveis por uma conquista. O contrário acontece num acontecimento ruim, em que ninguém quer assumir a responsabilidade e o jogo de empurra-empurra de ser responsável ganha valor.

O que falar de um tema delicado como Segurança Pública? São Joaquim do Monte, uma cidade com seus vinte mil habitantes vem passando por momentos nunca vistos em relação ao medo: sair de casa a qualquer hora do dia, ter algum bem, ficar nas praças ou calçadas. Não é uma situação diferente de diversos municípios, mas, é o nosso dever pensar a nossa cidade e não focar no vizinho. A verdade é que até o momento, o Governo do Estado não vem olhando com a devida RESPONSABILIDADE para a segurança no Interior de Pernambuco. Como um efetivo de três a quatro homens pode lidar com uma área geográfica imensa e a realidade do aumento da criminalidade? O Pacto pela Vida é uma história da carochinha e falido.

Por outro lado, não se percebe um empenho maior por parte do poder público local, no sentido de estabelecer um programa de Segurança Pública integrada com o Estado, visando diminuir a sensação de pavor que impera na cidade. Não é apenas ficar cobrando do Governo estadual, mas assumir as rédeas e trabalhar com soluções locais. Falamos sempre sobre a necessidade de uma Guarda Municipal. Outro ponto que mencionamos é a instalação de câmeras de monitoramento em pontos estratégicos da cidade. Ainda podemos acrescentar política de inclusão de crianças, adolescentes e jovens, com atividades recreativas e educacionais que preencha espaço que vem sendo utilizado pela criminalidade.

São ações simples e necessárias. Claro: o cidadão DEVE fazer o que é sua RESPONSABILIDADE fazer o BOLETIM DE OCORRÊNCIA em caso de assalto. É super importante pois os dados indicam ao Estado a necessidade de aumentar a atenção sobre a segurança na cidade. Se não são realizados, passa a impressão para os órgãos estaduais  que a criminalidade não é grande no local, dificultando que ações como o aumento de efetivo sejam realizadas.

Desta forma, a RESPONSABILIDADE é de todos. Não é exclusiva de um poder, mas de um conjunto, começando pela cidade, cuja garantia é um compromisso e não uma promessa.

Da Redação Blog Coisa Nossa Pernambuco

Nenhum comentário