O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

[TEC] Você recebe toda a velocidade de Internet que contrata?

Você deseja baixara um arquivo, música, filme e tem de deixar o computador durante uma madrugada para conseguir com êxito?

Assistir um filme é uma operação complicada mesmo numa rede que se diz ser "Banda Larga"?

Ao menor sinal de chuva sua Internet vai embora?


Acredito que você que está lendo já se identificou numa das perguntas anteriores. Provedores de Inernet jogam propagandas garantindo estabilidade de rede e alta velocidade, mas será que realmente são capazes de entregar toda a velocidade que foi assinada? 

Pela lei brasileira, os  provedores são obrigados a fornecer no mínimo 10% do que você contratou, porém isso só vale no caso de problemas técnicos, o que significa que o cliente deve usufruir de toda a velocidade grande parte do tempo. Muitos usuários dizem que não possuem meios de testar a velocidade da internet em casa, e muitas vezes os provedores oferecem ferramentas próprias que podem apresentar resultados, digamos, tendenciosos. Existem dificuldades para a entrega da velocidade, e a principal delas é estrutural. O problema se torna maior em cidades menores, onde existe um compartilhamento de estrutura e os meios para recepção bruta são feitas via microondas, sem uso da fibra óptica, com ponta-a-ponta feito a partir de outras cidades. Basta um problema simples, como uma falta de energia em algum ponto do trajeto para que a rede ao qual seu provedor esteja ligado caia e você fique sem Internet.

Você pode, na qualidade de consumidor efetuar alguns testes e dessa forma cobrar que o provedor de sua Internet possa entregar a velocidade do contrato. Uma forma é o uso de aplicativos que façam a medição da velocidade em tempo real. Recomendamos o SPEEDTEST, que roda no seu navegador e te dá um panorama de sua conexão.


Speedtest duante análise. 
Importante destacar que no ato do contrato, fica efetuado o compromisso da entrega da velocidade mínima. No entanto, essa forma é para caso excepcionais, a exemplo de problemas técnicos e climáticos que causem instabilidades temporárias. 

Caso sua conexão fique lenta o tempo todo ou cai com frequência é hora de exigir melhorias ou mudar de provedor. 


Da Central de Jornalismo
Canal TEC
Fonte Consultada:  Canal TECH
http://canaltech.com.br/dica/banda-larga/Seu-provedor-de-internet-entrega-a-velocidade-contratada/



Nenhum comentário