O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

[ELEIÇÕES 2016] Análise do cenário político na Terra da Romaria


Conhecida pela Romaria do Frei Damião, São Joaquim do Monte, no Agreste de Pernambuco, passa por um processo eleitoral que pode ser considerado um dos mais acirrados da história política da localidade. Não existe um favoritismo, mas uma disputa que deve ser considerada por ambos os polos que concorrem.

A cidade se divide. As cores "amarela" e "vermelha se destaca em roupas, bonés, veículos. No lado 'amarelo', está o candidato a reeleição Joãozinho Tenório (PSDB), levantado a bandeira do bom gestor e proporcionador de benfeitorias. No outro lado, o polo 'vermelho' passa a apresentar Gal Birro, esposa do ex-prefeito Zé Birro (PDT), que seria o candidato natural de sua coligação até a impugnação do registro. Duas forças com linguagens diferentes em busca dos votos. 

Cada um com seu jeito próprio de ser político. O jovem Joãozinho, leva a mensagem do empreender e trabalhar em prol da cidade como um todo. Gal, que pode se tornar a primeira prefeita da cidade desde a sua emancipação, tem a representação, dada por seu grupo, de estar mais próxima às pessoas carentes, ou o trabalho 'social', como é afirmado. Discursos definidos, a cidade em mente e a natural "caça ao eleitorado", com destaque para os que estão indeciso, ou insatisfeitos em ambos os lados.

De modo geral, não existe um "favorito". O que se observa é que existem dois polos fortes, ou duas "nações", como se autodenominam. São palanques fortes, com suas características que os tornam fortalecidos. Cada lado, tem que ter consciência do potencial do adversário para não cair no comodismo do já ganhou e deixar que o tabuleiro eleitoral seja vencido pelo oponente. Interessante observar que, mesmo diante de todas as acusações sofridas, a exposição na mídia, a repercussão na cidade e fora dela, o grupo capetaneado por Zé Birro e sua esposa e candidata Gal tem um expressivo respaldo na cidade, principalmente entre a população menos favorecida. De outro modo, o atual prefeito Joãozinho Tenório tem respaldo nas obras que realiza na cidade e outras aquisições, que o torna um forte concorrente a seguir a frente dos destinos da cidade.

No entanto as Eleições, como de costume, só se define após se conhecer o resultado, provavelmente às 19hs do dia 02 de outubro. Até o ato de voltar e a divulgação do resultado, alimenta a esperança que a vontade da maioria dos sãojoaquinenses esteja alinhada ao forte desejo comum, entre ambos os lados de dias melhores para todos, sejam vermelhos ou amarelos.

Central de Jornalismo Blog Coisa Nossa Pernambuco

Nenhum comentário