O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

[DESTAQUE] INSEGURANÇA 'PRENDE' CIDADÃOS SÃOJOAQUINENSES

Uma cidade que já teve em sua memória o legado da tranquilidade, vive dias de terror. 



Com pouco mais de 20 mil habitantes, o município de São Joaquim do Monte, localizado no Agreste de Pernambuco, deixou de ser uma cidade conhecida pela tranquilidade e passou a figurar como um lugar perigoso, tanto para seus moradores quanto para quem visita. O clima é tenso, graças as constantes investidas de criminosos em estabelecimentos, residências, pessoas.

As abordagens não têm horário para acontecer. Até um certo tempo, era costume se ficar nas praças no final da tarde ou a noite, mas esse privilégio foi também roubado. "A cidade está tomada pelos bandidos", conta um morador que prefere não se identificar.  Celulares e outros aparelhos são tomados de assalto nas praças, ruas bem movimentadas. Ir ao banco é uma aventura.

Diversos moradores relatam à nossa reportagem experiências e descrenças com o poder público local, que prefere lançar culpa de modo generalizado, alegando ser um problema geral.  "A gente ver em outras cidades a guarda municipal que ajuda muito (...) vê Camocim, como ficou tranquila e boa de se viver depois da guarda", lembra uma cidadã.  Em dias de semana, logo ao anoitecer, a ordem é trancar as portas. Parece uma situação de guerra, mas deflagada pelos bandidos e pela ausência do Poder Público. "Antigamente a gente sentava nas calçadas para passar o tempo de noite, mas agora, quem é doido? Tem que ficar dentro de casa mesmo, e ainda corre risco de ser roubado", lembra outro morador que optou também por não se identificar.

A cidade conta com um efetivo de três a quatro policiais militares. Apesar de a Administração se posicionar "em busca de soluções", não se vê nas ruas a tranquilidade de antes. O medo se instalou de modo efetivo e nos olhares dos sãojoaquinenses restam a esperança de que um assunto tão delicado e importante deixe de ser palavras e se torne prática.

Da Central de Jornalismo
Charge: Internet 


Nenhum comentário