O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Especial ROMARIA: Um dos mais belos monumentos em homenagem a Frei Damião.

Erguido no alto do Cruzeiro, o Monumento de Frei Damião parece olhar e proteger São Joaquim do Monte.



 Manter viva a memoria e as marcas da passagem de Frei Damião em São Joaquim do Monte, essa é a finalidade do Monumento de Frei Damião. Inaugurado em 2008, a estatua do frade capuchinho pesa cerca de 24 toneladas e mede 10 metros de altura, a construção da obra levou 120 dias para ser concluída e foi desenhada e esculpida pelo artista Plastico José Caxiado que após a construção da estatua montou na cidade um museu que conta a suas história de vida artística e abriga algumas obras feitas pelo artista.



O que encanta no Monumento de Frei Damião é a riqueza de detalhes, os traços dos olhos, das vestes, dos cabelos, mãos, pés e adereços impressionam pela grandiosidade e pela leveza com quais foram feitas. Para a construção da estatua foi feito um modelo (maquete) em isopor medindo 1 metro que serviu de apoio para a edificação do monumento. 

Detalhe do terço e da mão de Monumento de Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira/BCN


Detalhe do Monumento de Frei Damião. Foto: Antônio Oliveira/BCN.
Confira algumas medidas da Monumento de Frei Damião.

Cabeça: 2 metros de altura por 5 metros de diâmetro.
Nariz: 40 centímetros.
Orelha: 50 centímetros.
Ombro: 3 metros e meio.
Pé: 2 metros por 80 de largura.
Cintura: 8 metros de diâmetro.
Cruz: 2 metros por 1, 10.
Base: 3, 30 metros por 3, 1 metros.

O monumento fica localizado dentro do Santuário de Frei Damião e sua posição parece com que o Frei eternizado em concreto esteja olhando para a cidade, protegendo-a e abençoando a sua população, Para alguns romeiros, a estatua parece esta descendo as serras e vindo para a cidade. Cada um tem sua opinião mais o fato é que muitos fieis sobem as ladeiras para agradecer a Frei Damião por graças alcançadas e bendizer o frade que conquistou a fama de Santo do Nordeste e de Missionário da Fé.




Central de Jornalismo Blog Coisa Nossa.
Texto e Imagens: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário