O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

São João 2016: E agora José? A festa acabou.

Agora o fogo da fogueira se apaga. Foto: Antônio Oliveira.

E lá se vai mais um mês de junho, lá se vai mais um São João. Este que em seus altos e baixos se vez belo e majestoso como sempre. Agora o fogo da fogueira se apaga, a luz do balão deixa de brilhas, as bandeirolas perdem a cor e os fogos vão aos poucos sendo silenciados. Sim. Ficamos com saudades, do cheiro delicioso da pamonha, da canjica, do milho assado na fogueira, do bolo feito pela vovó, da chuvinha fina que caia na hora de ascender a fogueira.

E tudo o que vivemos nesta festa, fica na memoria, no coração de cada um daquele bom nordestino, fiel e apaixonado por suas raízes mais fortes. E em meio a banalização do nosso bom e velho forró, vamos nos deixando esquecer o verdadeiro sentido do São João. Esquecemos que essa é festa pra se diverti em família, pra contar histórias, pra rever amigos, para amar e ser amado. Ora afinal o São João é festa, uma festa do povo. Um pena que ao poucos se transformou em fabrica de lucro ilimitado, que pena que o bom e velho trio de pé-de-serra já não tem mais tanto valor.

E o povo sumiu na rua, mas, sei que no encontraremos ano que vem, felizes porque talvez na horizonte do esquecimento, vejamos que no raiar de um novo São João, que nasceu uma Fulô no Mandacaru da vida, que o respeito esta vivo e que nossa cultura será mantida viva. Vai Asa Branca, vai voando e levando contigo as memorias deste São João. Vai e diz a Gonzaga que ele faz falta, vai e pede a Deus mais chuva pra esse Nordeste. Vai, mas não esquece de voltar quando aqui no norte relampear.

Central de Entretenimento Blog Coisa Nossa.
Sala de Leitura - São João 2016.
Texto: Antônio Oliveira.

Nenhum comentário