O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Marcas de religiosidade do povo e herança para nossa história.

Fé, simbolismo e marcas de agradecimento. Em Santa Quitéria encontramos o abrigo para os que tem fé.

Milhares de devotos passam em Flexeiras para homenagear Santa Quitéria. Foto: Antônio Oliveira/BCN


Quando o assunto é demostração de fé, o povo nordestino é referencia, de uma forma simples e muito particular eles revelam a sua fé e devoção. Quem nunca ouviu falar nas grandes romarias do Juazeiro do Norte, da devoção com o Frei Damião, dos encontros em São Severino dos Ramos, Santa Quitéria e tantos outros Santuário espalhados pelo Nordeste? Eles chegam cedinho, pegam a estrada ainda de madrugada, as vezes enfrentam estradas de terra durante dias, são capazes de tudo só para estarem mais perto de Deus e de seus santos intercessores. 

Estrada de terra da acesso a Flexeira faz referência as paisagens do nordeste.
Foto: Antônio Oliveira/BCN
Nessa matéria nós vamos desvendar um mundo que já tratamos aqui no BCN, mais o que você poderá conferir nas imagens dessa matéria é um acervo magnifico que encontramos no Distrito de Santa Quitéria de Flexeiras, localizado no município de São João a  244 km da capital pernambucana. Nossa equipe acompanhou o grupo da Paróquia de São Joaquim no ultimo domingo (5) e encontrou lá uma das mais belas demostrações de fé e devoção do povo nordestino.

Para chegar no povoado, passamos por uma estrada de terra que ajuda a criar em nós um clima, remetendo-nos as paisagens tipicas do nordeste, arvores altas, chão seco, o contraste entre o verde e o marrom que nos fazem refletir sobre a realidade. Logo na chegada, os famosos pau-de-arara estão estacionados, além deles ônibus, carro menores e muita gente que chegam de partes diferentes do Brasil, caminhamos em direção a um Casarão antigo, que chama bastante atenção não só pelo que está nos aguardando lá dentro mais sim pela beleza arquitetônica e imponência que ele trás em sua edificação. 
Casarão abriga a imagem de Santa Quitéria e um rico acervo de ex-votos.
Foto: Antônio Oliveira/BCN.

Adentrando, deparamos com um lugar magico, misterioso, ponto de devoção e demostração de fé, lá dentro percebemos o quanto o ACREDITAR e a ORAÇÃO são a base e a marca do povo brasileiro. A imagem de Santa Quitéria protegida por grades, forma encontrada para evitar que ela seja roubada mais uma vez, da ultima vez, os ladrões rasparam a imagem de ouro e quebraram o braço da imagem. Nas paredes avistamos incalculáveis ex-votos. São fotos, replicas de partes do corpo humano (Mãos, cabeças, pernas, braços, seios), fotografias, imagens de santos, velas acessas, quadros pintados, fixas e até material de campanha eleitoral de políticos de toda a região, isso tudo mostrando o quando a devoção a santa é gigantesca.

Encontramos naquele lugar de oração um misto de buscas, pessoas pendem saúde, outras uma casa, outros ainda um carro, tem aqueles que pedem por outras pessoas, pedem pra ter sorte no casamento, para terem filhos, para ganharem votos, para  serem felizes, para simplesmente terem uma vida melhor. Muitas vezes chegam cansados do fardo da realidade e encontram ali o consolo e a esperança, voltam pra casa renovados e energizados pela santa e se reencontram com o mais puro dos sentimentos, a PAZ, onde mesmo abalados pela dura realidade da vida, encontram na fé o motivo para viver.

Retratos espalhados pelas paredes do casarão. Foto: Antônio Oliveira/BCN.

Fies fazem orações e pedem graças. Foto: Antônio Oliveira/BCN

Imagens de muitos santos e pregadores estão no local.
Foto: Antônio Oliveira/BCN

Todos que passam deixam sua marca com faixas, fotos etc.
Foto: Antônio Oliveira/BCN

Pinturas em agradecimento por graças alcançadas.
Foto: Antônio Oliveira/BCN

Romeiros soltam fogos em homenagem a santa.
Foto: Antônio Oliveira/BCN

Casas, pedidos de fé e objetos de devoção. Foto: Antônio Oliveira/BCN

Agradecimentos e demostrações de todo o Brasil. Foto: Antônio Oliveira/BCN

Grande riqueza de obras também presentes no santuário.
Foto: Antônio Oliveira/BCN.

Fitas, faixas e outras demostrações de fé. Foto: Antônio Oliveira/BCN.

Espaço conta também com sala para ascender velas.
Foto: Antônio Oliveira/BCN
Central de Jornalismo Especial Blog Coisa Nossa.
Sala de Leitura / Religiosidade Popular.
Texto e Imagens de Antônio Oliveira.

Nenhum comentário