ESPECIAL: Fogueiras de São João. A história de uma tradição.
Hoje 23 de junho é dia de se esquentar na fogueira, comer milho, conversa e dança aquele forrózinho típico do nosso Nordeste. Mas também é dia de reviver tradições e conhecer mais um pouco sobre a origem e história de coisas que fazemos hoje e que foram deixadas pelos nossos antepassados.
Vamos falar de fogueira. De onde será que tiraram essa história de acender uma fogueira no dia da véspera de São João? Vamos contar a história que religiosa, onde Santa Isabel acendeu uma fogueira para avisar sobre o nascimento de São João Batista.
HISTÓRIA:
Uma tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora e aproveitou para contar-lhe que dentro de algum tempo nasceria seu filho, que se chamaria João Batista.
Nossa Senhora então perguntou:
__ Como poderei saber do nascimento dessa criança?
__ Vou acender uma fogueira bem grande; assim você poderá vê-la de longe e saberá que João nasceu. Mandarei também erguer um mastro com uma boneca sobre ele.
Santa Isabel cumpriu a promessa. Certo dia Nossa Senhora viu ao longe uma fumaceira e depois umas chamas bem vermelhas. Foi à casa de Isabel e encontrou o menino João Batista, que mais tarde seria um dos santos mais importantes da religião católica. Isso se deu no dia 24 de junho.
É claro que existem muitas outras histórias sobre o surgimento das fogueiras que aquecem o nosso mês de junho. Mas o importante é não deixar morrer dentro de nós a chama das coisas simples do São João. Esta sempre com quem amamos e festejas com responsabilidade, faz com que a magia e a beleza das festas juninas sejam sempre vivas e que essa festa seja sempre a mais bela da nossa região.
Central de Jornalismo Blog Coisa Nossa.
Texto: Antônio Oliveira / Imagens da Internet.
Site de Pesquisa:
http://bibliotecadaescolapresidentevargas.blogspot.com.br/2012/07/historia-da-fogueira-de-sao-joao.html
Nenhum comentário
Postar um comentário