O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Camocim se transforma em ‘terra da cavalgada’ neste domingo

Cavaleiros e Amazonas participam de tradicional cavalgada. Foto: JBNeto
O domingo foi de cavalgar. Após alguns dias de chuva, o sol voltou a reinar em Camocim de São Félix, no Agreste de Pernambuco. Já nas primeiras horas da manhã, cavaleiros e amazonas começaram a chegar na cidade para participar da tradicional Cavalgada do Tomate, considerada uma das maiores e melhores do Estado.

O Q.G. foi montado às margens da PE 103. No local, foi servido para os participantes um café-da-manhã reforçado. Ao som de toada e aboio, a recepção foi feita. Era quase meio-dia quando o percurso foi iniciado, com o desfile da cavalgada pelas principais avenidas.  Uma parada em frente a Igreja Matriz de São Félix de Cantalice, onde Frei Ricardo Nunes, O. Carm. Abençoou os cavaleiros. O trajeto até o bate-sela, através da Zona Rural de Camocim e suas belezas foi regado a muita cerveja. De acordo com a coordenação, foram distribuídas 12 mil latinhas.

O almoço foi servido e Claudemir dos Teclados cantou o melhor do forró estilizado e tradicional, além de toadas que eram acompanhadas em coro. Em seguida, foi a vez do forrozeiro Maurício Ramalho e o Forró Danado de Bom concluir o festejo até o início da noite. Para a coordenação, o sucesso do evento foi garantido. “A organização da Cavalgada do Tomate é a marca que convida e após esses anos sem a realização, a volta da festa atraiu muita gente”, confirma Rivaldo Luiz, um dos idealizadores e coordenadores.  Além disso, o nome “Cavalgada do Tomate” faz referência direta para uma das identidades culturais de Camocim, que é a produção do tomate, tornando-se um município referência no fornecimento do produto para Pernambuco e Estados vizinhos.


A Cavalgada do Tomate era realizada no final do ano, geralmente no mês de novembro. A mudança para abril se deu tendo por objetivo aproveitar uma das características de Camocim de São Félix peculiar, que é o clima frio de montanha.  

Central de Notícias Coisa Nossa
José Batista Neto - de Camocim de São Félix

Nenhum comentário