O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Belém de Maria é destaque de reportagem do Fantástico sobre os desvios de dinheiro publico.



Na noite do domingo (10), foi ao ar na Rede Globo a reportagem do Fantástico falando sobre os desvios de dinheiro que aconteceram no município de Belém de Maria. O Caso ganhou repercussão pelo auto valor desviado, cerca de 15 milhões que podem chegar ao valor de 100 milhões de reais em todo o estado de Pernambuco.

A população se escandaliza com valores pagos a empresas e por serviços que nunca foram feitos pela gestão do prefeito Tio Correia. Foram pagos valores absurdos como 8 mil reais ao um arbitro de futebol, valor esse que vai além do pago para um juiz de futebol que apita o brasileirão. O prefeito que esta foragido, assim como outros secretários do atual governo. De acordo com o Promotor de Justiça de Pernambuco, Frederico Magalhães, a prefeitura da cidade funcionava como caixa eletrônico para a quadrilha, "A prefeitura, ela aparentava ser na realidade um grande caixa eletrônico para os participantes do esquema, principalmente o prefeito" comentou.


O esquema, tirava o dinheiro através de falsos serviços para o município, como por exemplo: podamento de arvores, concerto de cadeiras escolares que nunca existiram,  Só a poda das arvores custou cerca de 500 mil reais que seriam pagos para "empresas", que nunca existiram e o serviço na realidade foi feito por um funcionário da prefeitura.

Quando se pensa que a roubalheira parou, descobre-se que nem o descanso dos falecidos é respeitado na cidade. A obra de ampliação do cemitério municipal foi paralisada e só para construir o muro foram gastos 100 mil reais. No Distrito de Batateira, uma placa que dizia que uma rua havia sido calçada pela administração do Tio Correia, foi retirada. Motivo? Ela sempre foi calçada, muito antes da gestão ser iniciada. Além disso outra placa que informava a construção de uma quadra também foi retirada e a obra nem começou. Ainda de acordo com a prefeita interina do município, Amália Egito, quando ela assumiu o governo, enfrentou 4 folhas de pagamentos atrasadas e uma população revoltada, "Eu encontrei um município que tinham quatro folhas atrasadas, uma revolta muito grande, fornecedores que seis meses, um ano sem receberem os compromissos com a prefeitura". 

Para o Promotor de Justiça de Pernambuco o grande mentor do esquema é Tio Correia. Cinco vereadores foram presos, respondendo em pisão domiciliar com tornozeleiras, Tio Correia  e outro vereador continuam foragidos. A quadrilha é investigada por crimes como: Peculato, Fraudes as licitações, Organização criminosa, Corrupção passiva e Lavagem de dinheiro  Ainda segundo a reportagem outras cidades do estado passam pelo mesmo esquema, no total o roubo chega a custar 100 milhões de reais em todo o estado de Pernambuco.

Para assistir a reportagem é só clicar AQUI.

Central de Jornalismo Blog Coisa Nossa.
Texto: Antônio Oliveira.
Informações: G1. 
Imagens: Internet.

Nenhum comentário