O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

TEC: Rede 2G, EDGE, 3G... o que isso muda no meu telefone?

Tá bom! Você é daqueles que vivem conectados e na maioria do dia (e da noite) depende da rede de telefonia móvel de sua empresa para conversas via aplicativo, checar redes sociais? Nos últimos anos, com o crescimento da oferta de Smartphone, a função básica de um telefone que é "falar", vem em segundo ou terceiro plano. Mas... quais as diferenças entre as redes 2G, 3G? O que isso muda na qualidade da Internet que tenho em minhas mãos?


Entenda rápido como funciona da Rede Celular

Telefonia móvel divide a cidade em células
1 - Quando o sr. X disca para sua amiga sra. Y, o celular emite o número do outro aparelho por ondas de rádio, em uma faixa de freqüência especialmente reservada
2 - O número é captado pela estação radiobase (ERB) -torre de celular -  da célula amarela, onde está o sr. X. A estação detecta que o aparelho de destino não se encontra na mesma célula; por isso, contacta (via cabo ou microondas) a Central de Comunicação e Controle (CCC)
3 - A CCC tem um banco de dados atualizado a cada segundo, informando em qual célula está cada aparelho da cidade. Ao receber o comunicado da ERB, ela manda a informação da chamada para a estação da célula de destino
4 - Toca o celular da sra. Y. Isso porque a estação da célula onde ela está, que recebeu o comunicado da Central, avisa que seu número está sendo chamado pelo celular do sr. X
5 - Quando a sra. Y atende, cada uma das duas células procura um canal de freqüência que esteja livre. Elas informam a ambos os celulares quais serão os canais que cada aparelho usará durante a conversa.
Estação Rádio-Base. Internet
O que é rede 2G
Na cidade, o seu aparelho mostra uma letra 'E". Isso diz que você está numa rede EDGE, abreviatura para Enhanced Date Rates For GSM Evolution (Taxas de Dados Ampliadas para a Evolução do GSM).  Essa rede é a mais utilizada, principalmente em cidades pequenas, quando toda a cidade depende de uma única torre com essa tecnologia. Esse fator gera grande tráfego, comprometendo a velocidade dos dados e muitas vezes a qualidade das ligações. 
 Rede 3G
A rede 3G representa a maneira eficaz de uso de voz e dados via telefonia móvel. No entanto, o baixo investimento na infraestrutura (torres, estações, fibra óptica) pelas operadoras impede que o usuário possa usufruir de todos os benefícios da tecnologia. Dificuldades por congestionamento de estações são comuns. Essa tecnologia permite  a troca de dados em alta velocidade, melhorando o acesso à internet, uso de redes sociais, transmissão de áudio e vídeo entre outras funções.
HPSA (HPSA+)
Representa uma evolução do 3G. Os pacotes de dados trafegam em alta velocidade. Você vai notar que, dentro de uma rede 3G, uma mudança de siglas se torna comum no aparelho, entre "3G", "H" ou "H+". Num canal H, a velocidade da internet melhora, principalmente quando se usa os dados para vídeo. 
A tecnologia 4G ainda caminha a passos lentos. Apenas áreas de grandes centros urbanos são contempladas pela cobertura dessa rede, que proporciona uma velocidade superior de dados e qualidade na conversação.
É isso aí. Muitas vezes ficamos nos perguntando como as coisas funcionam. De forma breve, apresentamos o Telefone Celular a você.
Ah, tem alguma curiosidade sobre tecnologia e como funciona? Envie sua questão: blogcoisanossape@gmail.com
Até a próxima!




Nenhum comentário