O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SEMANA SANTA: Entenda o significado das celebrações desta semana de fé.



A Semana Santa é uma das semanas onde o fieis revivem os últimos passos de Cristo na terra, onde são refletidos os a paixão e morte do Jesus Salvador. Cada dia da semana tem seu significado e nossa equipe pesquisou sobre estes significados para ajudar a você a entender as celebrações.

Domingo de Ramos: Nele se encerra a quaresma e se inicia solenemente a Semana Santa. O Domingo de Ramos ou também chamada de Domingo da Paixão do Senhor, celebra a chegada de Jesus em Jerusalém. Onde ele começa a se preparar para carregar sobre si os pecados da humanidade. Na tradição católica, é comum a famosa procissão de ramos, onde os fieis levam folhas de palmeiras e galhos verdes e aclamam Hosana nas alturas em representação da acolhida de Jesus em Jerusalém.

Segunda-Feira Santa: O segundo dia da Semana Santa, é onde se recorda a Prisão de Cristo.

Terça-Feira Santa: Neste dia são celebradas as "Sete Dores de Maria", é comum nesse dia a penitencia, onde os fieis cumprem promessas e relembram o encontro de Jesus com Nossa Senhora a caminho de sua morte.

Quarta-Feira: No quarto dia da Semana Santa, em algumas igrejas é realizada a piedosa procissão de Nosso Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores. Ainda nesse dia em algumas igrejas é celebrado o Oficio das Trevas, lembrando que o mundo já esta em "trevas" devido a proximidade da morte de Jesus Cristo.



Quinta-Feira Santa ou Quinta-Feira da Ceia: No quinto dia da semana, pela manhã é realizada nas catedrais das dioceses o encontros do bispo com o seu clero para a Celebração do Crisma, onde são abençoados os óleos que serão usados na administração dos sacramentos como o batismo e crisma e unção dos enfermos.

Durante a noite deste dia, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Ultima Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-Pés e a Instituição do Sacerdócio. Neste momento é quando Judas Iscariotes sai para entregar a Cristo em troca de trinta moedas de prata.

Durante a noite a igreja fica em Vigília ao Santíssimo. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão: É quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: A Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por presbítero ou bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

Sábado de Aleluia: É o dia da espera. Os cristãos junto ao sepulcro de Jesus aguardam sua ressurreição. No final deste dia é celebrada a Solene Vigília Pascal, a mãe de todas as vigílias, como disse Santo Agostinho, que se inicia com a Bênção do Fogo Novo e também do Círio Pascal; proclama-se a Páscoa através do canto do Exultet e faz-se a leitura de 8 passagens da Bíblia (4 leituras e 4 salmos) percorrendo-se toda história da salvação, desde Adão até o relato dos primeiros cristãos. Entoa-se o Glória e o Aleluia, que foram omitidos durante todo o período quaresmal. Há também o batismo daqueles adultos que se prepararam durante toda a quaresma. A celebração se encerra com a Liturgia Eucarística, o ápice de todas as missas.

Domingo de Páscoa: É o dia mais importante para a fé cristã, pois Jesus vence a morte para mostrar o valor da vida. Esse dia é estendido por mais cinquenta dias até o Domingo de Pentecostes.

Nenhum comentário