O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

TERRA DA LARANJA: 52 anos escritos em Sairé

Foto: Idelbrando Pontes 
Terra da Laranja e do Buscapé - devidamente apresentada por um dos mais bonitos pórticos de Pernambuco, a agrestina, Sairé celebra no dia 23 de dezembro, 52 anos de Emancipação.

Uma breve passagem pela história relembra que o local onde hoje é a cidade, foi uma trilha aberta , ligando o povoado de São Sebastião de Bezerros à Vila de Bonito. Os primeiros moradores dessa região, ainda cercada por matas, se dedicaram principalmente ao cultivo de mandioca e cana-de-açúcar - esta última, cultura dominante até os meados do século passado.

Com o passar do tempo e a elevação da vila para condição de cidade, a terra fértil e propícia ao cultivo da laranja, tornou Sairé referência no produto.

Formada por um povo pacato, ruas tranquilas, bem arborizadas, a cidade atrai anualmente milhares de turistas no Festival do Buscapé, no mês de junho. Apresentações com os aterfatos que lembram espadas de fogo coroam uma vasta programação junina.

Administrada atualmente pelo empresário Fernando Pergentino, a cidade vive um bom momento, com obras em andamento, cultura, educação, saúde e outros serviços plenos.

Um pedacinho do Agreste que vale a pena conhecer.

Nenhum comentário