O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Aedes Egypti: Mosquito vira comida de peixe.

Mosquitos de zika e dengue viram comida de peixe no interior de Pernambuco.

Pequenos, silenciosos e eficazes contra o Aedes aegypti. Um velho aliado no controle de doenças transmitidas por mosquitos voltou a ser opção para controlar o surto de zika, dengue e chikungunya: os peixes ornamentais. Em Riacho das Almas, Mata Norte de Pernambuco, a 135 km do Recife, as larvas do mosquito estão virando, literalmente, comida de peixe. Isso porque a prefeitura começou a distribuir pequenos peixes guarus, que consomem as larvas do mosquito, diminuindo o índice de infestação predial de 7,9% para 1,9% em 37 dias, eliminando o risco de surto (possível a partir dos 4%).

“As paredes ficavam pretas de tantos mosquitos. Era impossível dormir. Tivemos semanas com 40 casos de dengue”, afirma o diretor do Departamento de Endemias, Dilson Pinangé. “A ideia era jogar alguns espécimes nos açudes, riachos e córregos para que reproduzissem e pudéssemos levar às casas das pessoas. Hoje, temos apenas oito suspeitas de dengue nas unidades de saúde do município”.

A experiência teve início com 40 tilápias, que morreram devido à poluição dos riachos da cidade. Os guarus, mais resistentes, sobreviveram e reproduziram abundantemente, chegando a uma população de 12 mil peixes, distribuídos em baldes de tinta, com custo quase zero para a administração municipal. “Quando descobrimos que eles comiam as larvas do Aedes aegypti, fizemos o ‘peixamento’ de toda a cidade. Hoje, temos dois grandes tanques de criação e podemos doá-los aos municípios que precisem”, garante o prefeito Mário da Mota. Riacho das Almas já fez doação de 4 mil guarus à cidade de Passira e de outros mil à Surubim.

De acordo com a professora do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE Maria do Carmo Soares, guarus e guppies estão entre as melhores opções de controle, pois são predadores naturais das larvas. “A maioria dos peixes come o que vê se mexer e acabam comendo larvas por acaso, essas espécies se alimentam especificamente delas, muito, em porções”, avalia, acrescentando que a medida não é inédita. Há registros de controle biológico do tipo desde a década de 1940, pela Fiocruz. Em outros países, como Austrália e Portugal, a iniciativa é ainda mais antiga, tanto que, em inglês, o guaru é conhecido como “peixe mosquito”. Basta uma ou duas unidades desses animais para evitar a infestação em uma caixa d’água, por exemplo.

Central de Noticias Blog Coisa Nossa.
Com informações do site Curiosa Mente.
Imagem: Curiosa Mente.

Nenhum comentário