O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Padroeira do Brasil: A casa da Mãe Aparecida,o maior santuário erguido em honra de Nossa Senhora no mundo.

Terceira e ultima matéria da serie especial do Blog Coisa Nossa sobre a santa que conquistou o coração do povo brasileiro.

Desde o aparecimento de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, muitos foram os lugares 
que protegeram e abrigaram a imagem da Virgem Maria, desde a casa de Pedro Pedroso um dos pescadores que encontraram a imagem até o Santuário Nacional muitos foram este abençoados templos. 

O Santuário Nacional construído para Nossa Senhora da Conceição Aparecida é o maior templo católico dedicado a Maria, Mãe de Deus. Localizado no Vale do Paraíba, no eixo Rio - São Paulo. Por esse vale corre o Rio Paraíba do Sul, que foi palco do aparecimento de Nossa Senhora Aparecida. A pedra fundamental da Basílica Nova foi lançada em 10 de setembro de 1946, mas o início efetivo da construção ocorreu em 11 de novembro de 1955. A primeira missa no local aconteceu no dia 11 de setembro de 1946 e o primeiro atendimento aos romeiros em 21 de junho de 1959. As atividades religiosas no Santuário, em definitivo, passaram a ser realizadas a parti r do dia 03 de outubro de 1982, quando aconteceu a transladação da Imagem Milagrosa da Antiga Basílica para a Basílica Nova.

Em 1980, a Basílica Nova, maior Santuário mariano do mundo, foi consagrada pelo Papa João Paulo II, que lhe outorgou o título de Basílica Menor. Em 1983, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – declarou, oficialmente, a Basílica de Aparecida como Santuário Nacional. Hoje, o Santuário é um grande centro evangelizador, confiado ao zelo apostólico dos Missionários Redentoristas desde 1894, responsáveis pela pastoral e pela administração, no atendimento aos romeiros e peregrinos que chegam de todas as partes do País e do exterior.

Curiosidades

Três Papas visitaram o Santuário Nacional: João Paulo II, no ano de 1980, Papa Bento XVI, quando abriu a V Conferência Episcopal Latino-americana e do Caribe em maio de 2007 , e papa Francisco em 2013, por ocasião das atividades da Jornada Mundial da Juventude, realizada neste ano no Rio de Janeiro.

Durante o mês de outubro -particularmente no dia 12, dia de Nossa Senhora Aparecida, pessoas de todos os recantos do Brasil visitam o Santuário Nacional, momento em que os olhos do mundo se voltam para acompanhar os festejos e a grande manifestação de fé do povo brasileiro.

Confira imagens do Santuário Nacional de Aparecida.








Central de Pesquisa Blog Coisa Nossa.
Especial Padroeira do Brasil - CN 2015.
Matéria escrita por Antônio Oliveira com trechos obtidos do site do Santuário Nacional de Aparecida.
Imagens da Internet. 



Nenhum comentário