O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Local: As Belezas do Santuário de Frei Damião.

Localizado no ponto mais alto da cidade, o santuário é o local mais procurado por quem quer avistar belas paisagens e agradecer por graças alcançadas.

 Ao chegar em São Joaquim do Monte, todo mundo avista de longe o Santuário de Frei Damião, o espaço esta localizado no Alto da Serra, e é o principal ponto turístico da cidade. Criado em homenagem ao ilustre Frei Damião quando ele ainda estava vivo, o santuário possui uma área de 1 hectares e abriga um clima maravilhoso para aqueles amantes de boas conversas no final da tarde, no caminho para o Cruzeiro (nome que também é dado ao local), os visitantes podem admirar diversas paisagens de ângulos diferentes, durante o percusso as ladeiras podem deixar muita gente cansada e por isso é sempre bom levar uma garrafinha d´agua para evitar que alguém passe mal. 
 E como todo esforço vale apena, chegando a santuário, a vista e a brisa suave da serra presentei o visitante com um prazer único.  A estrutura do espaço é constituída pela Capela, espaço de acolhimento ao romeiro, sede administração, Casa de promessas onde os romeiros deixam as marcas da graça alcançada, além deste espaço, o visitante encontra o cruzeiro que fica ao ao lado da imagem de Nossa Senhora, a estatua do Padre Cicero Romão Batista, fonte de água, banco para sentar e apreciar a a paisagem e o monumento de Frei Damião de Bozzano.








O Monumento de Frei Damião.

São Joaquim do Monte tem em sua fé e tradição uma devoção muito forte com o missionário italiano Frei Damião que chegou ao nordeste em 1931 e pregou suas missões durante 66 anos, o frade tinha pela cidade um carinho especial e acabou ganhando do pároco do município uma romaria em seu nome. No Santuário que também possui o nome existia até o ano de 2008 um pequena estatua em homenagem ao frei, mas com as comemorações dos 15 anos da romaria o Padre Pedro, resolveu substituir a antiga estatua por uma maior, contando com o apoio total do então governador do estado Eduardo Campos, foi erguido um grande monumento de 10 metros de altura e pesando 24 toneladas, feito pelo famoso artista plastico Caxiado.
O monumento foi entregue a população em iniciado no dia 17 de abril de 2008 e foi concluído em 17 de agosto do mesmo ano, o estatua possui também 3 espaços internos com infra-estrutura hidráulica e elétrica à serem usados como escritório ou outras formas desejadas.  O monumento foi presente do Governo do Estado de Pernambuco ao povo de São Joaquim do Monte e faz parte do patrimônio da cidade.









Fotos e Texto: Antônio Oliveira.
Blog Coisa Nossa - O Blog Oficial da Romaria do Frei Damião.

Nenhum comentário