O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Exclusivo: Padre Pedro concede entrevista ao Blog Coisa Nossa.

A entrevista foi feita pelo Diretor Geral do Blog Coisa Nossa Antônio Oliveira, o padre falou de vários temas inclusive sobre a Romaria do Frei Damião.

Padre Pedro recebeu nossa equipe na Paróquia de São Joaquim.
Responsável por um dos maiores eventos religiosos do nordeste, conhecido como o "Padre dos Romeiros", em dezembro de 204, completou 25 anos de sacerdócio. ultimante leva a o poder da oração a mais de 2 milhões de ouvinte de seus programas de radio. Ele também esta se preparando para mais uma Romaria do Frei Damião. O Blog Coisa Nossa entrevista o Padre Pedro Antônio Filho, ou simplesmente Padre Pedro, como é chamado pelos seus paroquianos em São Joaquim do Monte.

COISA NOSSA: Padre no final do ano passado, o senhor comemorou 25 anos de uma vida voltada para Deus. Quando e quando você tomou a decisão de se torna um sacerdote?

PADRE PEDRO: Desde de criança havia dentro de mim um chamado a servir, eu não sabia que era ser padre. Depois fui amadurecer as ideias, participando de alguns encontros vocacionais e no dia 17 de janeiro de 1981 eu decidi, procurei o reitor daquela época do Seminário de Caruaru que era o Padre Miguel que estava em Bonito, falei para ele, ele aceitou. Fui falar com Dom Augusto, ingressei no Seminário de Maceió no ano seguinte e terminei meus estudo no ITA o Instituto de Teologia do Recife.
Antes da entrevista, houve a celebração da Missa da Graça.

COISA NOSSA: E nestes 25 anos como padre. Qual foi o momento que ficou marcado para sempre sua memoria? Qual foi aquele acontecimento que marcou sua vida sacerdotal? 

PADRE PEDRO: Muitos marcaram. Mas a Romaria do Frei Damião é um dos momentos mais felizes da minha vida, onde eu tenho um contato muito pessoal como o povo de um modo bem especial o homem do campo, a mulher do campo, o homem simples, a mulher simples. Ai me torno no meio deles, romeiro, é um dos momentos mais fortes da minha vida é a Romaria do Frei Damião, marcou muito a minha vida.

COISA NOSSA: Recentemente, o senhor ganhou mais uma missão. Levar a oração a 2 milhões de ouvintes. Como esta sendo essa experiencia? 

PADRE PEDRO: Boa, cansativa e de muita responsabilidade. Nós estamos em varias emissoras, com programas e o Terço da Divina Misericórdia. Eu digo assim,  é de muita responsabilidade, mais é gratificante quando a gente encontra o povo na rua "Olha ontem você disse isso, tocou em mim, Olha aquele programa é uma benção. Você me ajudou. Olha estou ouvindo, manda um abraço pra mim, reze por mim". Eu me sinto tão feliz na rua, me sinto realizado. É um momento muito forte de muita responsabilidade.

COISA NOSSA: Agora vamos falar dela, a Romaria do Frei Damião, evento esse que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro e os preparativos já estão a todo vapor. O que podemos esperar para a 22ª edição, desde que sem duvidas nenhuma é o maior evento religioso dessa região?

PADRE PEDRO: Primeiramente a multidão que vem para agradecer as chuvas recebidas é dos que a gente tem que agradecer muito e esperar. Depois nós queremos fazer uma vasta programação cada ano diferente, é mais cultural voltada para o homem do campo. Mostrando a cultura trazendo também alguns artistas amigos nossos, para cantar, dar testemunho de vida e encerrando com a grande procissão, como de costume do povo de Deus, a procissão de Nossa Senhora das Dores no domingo dia 6. Mas esse ano será uma vasta programação bem diferente, como sabor também diferenciado.

COISA NOSSA: São sempre quatro dias de muita correria, mas sabemos que para tudo dar certo exige um trabalho que começa bem antes. Em 22 anos de romaria, o senhor não se cansa?

PADRE PEDRO: Canso! Eu sinto muitas dificuldades em fazer a romaria, primeiro por ser uma cidade pequena e o nosso  povo de São Joaquim não tem uma visão do turismo religioso, principalmente os comerciantes e o próprio povo em si. Eu sinto muitas dificuldades, eu tenho uma visão ampla, grande e São Joaquim é uma cidade pequena, humilde, depende muito dos outros e isso é ruim para desenvolver o nosso ideal. Acredito que vocês que estão com o blog também sente essa dificuldade. O turismo religioso se for bem investido, ele é permanente e trás gente pra cidade.

Padre Pedro, está há 25 anos na Matriz de São Joaquim.
COISA NOSSA: Muito se fala em grande atrações e a Romaria do Frei Damião sempre trás nomes fortes da música católica, a exemplo do Padre Antônio Maria, que pode ate ser considerado da cidade, pela grande quantidade de vezes que  já esteve em São Joaquim do Monte. Este ano teremos alguma surpresa? 

PADRE PEDRO: Sim ou Não! Depende ai dos patrocínios, das ajudas, já fiz alguns contatos. Veja bem, os cantores eles são vendidos por empresas e por exemplo: Tem a data do dia 6 livre até a sexta-feira, se no sábado ele for vendido, ele tem que ir. Porque quando eles vem aqui para São Joaquim eu dou uma ajuda, uma gratificação, as passagens. Mas é quase zero oitocentos, mas também não vou deixar eles zero oitocentos, eu dou minha contribuição. Fiz alguns convites a vários e estou aguardando, mas não posso confirma nada, porque não tenho certeza.

COISA NOSSA: Frei Damião já considerado pelo povo nordestino um santo e para que esse reconhecimento seja oficial, basta que o processo de beatificação seja aceito pelo Vaticano. Mais para o Padre Pedro, quem é Frei Damião?

PADRE PEDRO: Frei Damião é o Santo do Nordeste, é ungido, é um homem que me ensinou a ser humilde como seu jeito, sua simplicidade é o segredo de ser santo. Com o seus testemunho de vida, com seu carinho, com o seu amor, que ele tinha para com a minha comunidade de São Joaquim e de um modo especial comigo. Então, pra mim Frei Damião já e um santo. É o Santo do Nordeste.

COISA NOSSA: Para encerrar. Nesses 22 anos de Romaria, qual foi o momento que irá ficar para sempre em sua memoria?

PADRE PEDRO: São vários. mas a passagem de varias pessoas eu acredito que ano mesmo eu vou recordar muito Eduardo Campos. Eduardo foi uma figura na minha vida, Eduardo foi uma figura na Romaria, Eduardo foi amigo, Eduardo foi romeiro e eu sinto dificuldade já sem ele porque com ele eu sabia que podia contar e sabia que ia buscar e ia trazer. Eu acho que esse momento vai me recordar muito Eduardo, onde eu vou prestar homenagem a ele. Eduardo vai permanecer eternamente vivo na minha vida.

 Ao final da entrevista, o padre fez ainda um convite especial aos romeiros do Frei Damião. Confira este convite na integra:

"Olá povo de Deus!
Eu convido você meu irmão, minha irmã, a participar da Romaria do Frei Damião em São Joaquim do Monte, nos dias 3, 4, 5 e 6 de setembro. Trazendo o que você tem de melhor, a Fé. E esse ano eu vou pedir que você compre a camisa, use a camisa, nos ajude nos envelopes e traga um quilo de alimento para um trabalho social de alguma instituição que dou. Venha e traga o que você tem de melhor a sua fé, para celebrar a 22ª Romaria do Frei Damião na cidade de São Joaquim do Monte - Pernambuco , evento este movido pela fé. Um abraço do Padre Pedro". Estou te esperando!






Blog Coisa Nossa - Informação e Entretenimento na medida certa.
CN Entrevista | 1ª edição | 31 de Julho de 2015.
Texto e Imagens: Antônio Oliveira.





Nenhum comentário