O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Camocim de São Félix celebra seu Padroeiro

Camocim de São Félix, no Agreste, celebra seu padroeiro, São Félix de Cantalice. Repique dos sinos da Matriz e uma queima de fogos anunciaram o dia especial.
Apesar de ter por tradição as festividades realizadas em janeiro, no calendário litúrgico, o dia reservado para São Félix é 18 de maio.
A comunidade católica honrará o Frade Padroeiro da cidade com procissão, às 18hs seguida de Solene Celebração na Igreja Matriz.
São Félix de Cantalício foi uma das mais populares e mais características figuras da Roma do século XVI. Nasceu na aldeia de Cantalício, pequena povoado no sopé dos Apeninos, próximo de Rieti, em 1515.
Até aos 30 anos, trabalhou no campo, como agricultor, viajando, depois, para Roma, não para gozar dos divertimentos da gente da cidade nem para melhorar sua condição de pobre e humilde. Entrou como religioso na Ordem dos Capuchinhos e, a partir de 1547, até à sua morte em 1587, dedicou- se a pedir esmola de porta em porta no Convento de São Nicolau, hoje chamado de Santa Cruz dos Luccesi.
Passava pelas ruas de Roma, com o seu áspero e pobre hábito, pedindo esmola, não só para o Convento, mas também para os pobres e para os doentes. A todo aquele que lhe dava qualquer coisa dizia sempre: Deo gratias - Graças a Deus! Aos que não lhe davam nada, dizia também: Deo gratias. Por isso, bem depressa começou a ser conhecido pelo nome de Frei Deo gratias.

Nenhum comentário