O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CARNAVAL 2023 | 'Galo Preto Ancestral' é o tema da alegoria do Carnaval do Recife


Foi revelado na tarde da quarta-feira (01) o novo visual da alegoria do Galo da Madrugada de 2023, que 00terá como tema "Galo Preto Ancestral", homenageando a herança afrodescendente do Brasil no principal bloco do Carnaval do Recife.

A novidade foi apresentada no espaço Art Plenna, do artista plástico Leopoldo Nóbrega, responsável por idealizar o Galo pelo terceiro ano seguido. Já a irmã dele, Germana Xavier, cuidou do design e da produção executiva da alegoria.

Nóbrega teve como inspiração para a obra de arte a representatividade da etnia brasileira e, sobretudo, da população negra, do nascimento dos brinquedos populares e do frevo. "Evocamos a nossa ancestralidade africana e brindamos um novo tempo colorido, de paz, igualdade, inclusão e valorização das diferenças como potência cultural e estímulo ao fortalecimento das identidades através do empoderamento social, das narrativas humanistas e práticas sustentáveis presentes na escultura gigante do Galo da Madrugada", disse.


Para o secretário de Cultura do Recife, Ricardo Mello, o encontro com o Galo Ancestral reverencia a cultura popular basilar inerente ao ciclo momesco recifense. "Quando falamos em uma volta com todos os Carnavais, estamos atentos à diversidade, à pluralidade única desse ciclo cultural, no Recife, mas também às referências temporais, das várias épocas, encontrando assim as origens da folia", disse.

A obra será composta por mais de 7 toneladas de insumos e chegará a 28 metros de altura quando instalada na Ponte Duarte Coelho, entre os bairros da Boa Vista e de Santo Antônio, no Centro da cidade, em 16 de fevereiro.  No ateliê, a roupa do Galo está sendo confeccionada por mais de 150 costureiras de comunidades periféricas, como Bomba do Hemetério, Morro da Conceição, Santo Amaro e Ponto de Parada.

Considerado o maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada voltará a arrastar multidões no Carnaval do Recife após dois anos guardado pela pandemia da covid-19. Em 18 de fevereiro deste ano, no Sábado de Zé Pereira, os foliões voltarão a cantar, em uníssono, o "ei pessoal, ei moçada" que anuncia a chegada do bloco.



Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fonte: Jornal do Comercio 

Nenhum comentário