O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ELEIÇÕES 2022 | Um segundo turno eleitoral imprevisível para Presidência

Com menos de 20 dias para o 2º turno, especialistas admitem que é difícil prever quem ganhará as eleições de 2022, para a presidente do Brasil.


 Uma semana após o fim do primeiro turno, o embate entre os candidatos à Presidência da República se fortalece entre dois nomes que polarizam o Brasil e que agora estarão frente a frente, disputando o mesmo território: nas ruas, nos debates, nas redes sociais. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) passaram os últimos dias consolidando apoios e correndo atrás de novas adesões. Um quadro difícil, refletido nas pesquisas:  na última sexta, o Instituto Datafolha divulgou nova rodada de intenções de votos, que mostrou Lula com 49% da preferência do eleitorado e Bolsonaro com 44%. 

  Abstenção

Os dois presidenciáveis têm um desafio até maior pela frente: reduzir o índice de abstenção que ultrapassou os 20%.  

"O número de abstenções, que é exatamente o histórico das eleições presidenciais - com exceção de 2018, que foi maior, e o voto decidido, dificultam cravar uma resposta segura (sobre possíveis rumos deste segundo turno). Tivemos 20% de abstenções e entre 75% e 80% de eleitores decididos dois meses antes do pleito. Isso é inusitado", considera o presidente do Instituto Cultiva em Minas Gerais, o sociólogo Rudá Ricci.  

O Tribunal Superior Eleitoral registrou 20,95% de ausentes, o correspondente a 32.770.982 eleitores. Além disso, 1.964.779 de pessoas votaram em branco e mais 3.487.874 anularam o voto. O sociólogo não aposta em mudanças significativas até o fim da campanha.

"Eu diria que se concentra basicamente em dois pontos percentuais de indecisos, não mais que isso, e uns dois a quatro pontos percentuais de evangélicos", conjectura, apontando que os evangélicos compõem um bloco homogêneo importante neste pleito. "Pelo menos 30% deles flutuaram entre Bolsonaro e Lula, retornando parte para Bolsonaro, durante o ano", registra.

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário