O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

RECIFE | Festa de Nossa Senhora do Carmo tem retorno de procissão e missa no Recife; veja programação

Neste ano, celebração da padroeira também marca o centenário da Basílica do Carmo, no Centro da capital. Festejos acontecem até o dia 16 de julho.


A Festa de Nossa Senhora do Carmo começa na quarta-feira (6) e segue até 16 de julho com uma programação com mais de cem missas em homenagem à padroeira do Recife. As festividades desta edição comemoram o centenário da Basílica do Carmo, na região central da capital, e marcam o retorno da missa e da procissão após dois anos.

Durante os festejos, 33 linhas de ônibus que transitam pela Avenida Dantas Barreto, onde fica localizada a Basílica de Nossa Senhora do Carmo, foram alterados desde o sábado (2). A 326ª edição da festa começa com hasteamento da bandeira e missa celebrada pelo frei Sormani José Barbosa, prior provincial da Província Carmelitana Pernambucana, a partir das 9h da quarta (6)

A Igreja do Carmo recebeu o título de Basílica Menor em 1922, através do papa Bento 15, centenário comemorado neste ano. A abertura da festa dedicada à santa vai contar com a coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo com uma nova joia e também um novo manto do menino Jesus, postos no altar central do templo.

Ao longo dos dez dias de celebração, as missas ocorrem simultaneamente dentro da Basílica do Carmo e no claustro do convento. Entre a quarta (6) e o dia 14 de julho, o templo central recebe missas das 7h às 15. No claustro, as cerimônias são realizadas das 11h às 13h.

No dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, no sábado (16), as celebrações vão começar à meia-noite e seguem ao longo do dia com missas. A partir das 15h, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, preside a missa seguida da tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina. O roteiro inclui passagens pelas Avenidas Nossa Senhora do Carmo e Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol e Avenidas Guararapes e Dantas Barreto.

O tema deste ano é “Ave, Virgem do Carmo, Mãe e Imagem da Igreja, Teu povo em festa celebra o Pão da Vida!”, em referência ao congresso eucarístico nacional que acontece na capital pernambucana no mês de novembro.

Programação

Quarta-feira (6) - 1º dia do novenário
9h - Missa de abertura da festa e hasteamento da bandeira, com frei Frei Sormani José Barbosa, superior provincial da a Província Carmelitana Pernambucana;
12h - Missa da coroação da imagem de Nossa Senhora do Carmo, com dom frei Francisco de Sales, bispo da Diocese de Cajazeira (PB);
19h - Novenário, com Dom Frei Francisco de Sales.

Quinta-feira (7) - 2º dia do novenário
19h - Novenário, com dom Limacêdo Antonio da Silva, bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Sexta-feira (8) - 3º dia do novenário
19h - Novenário, com : frei Adailson Quintino, superior provincial da Província de S. Elias (SP).

Sábado (9) - 4º dia do novenário
19h - Novenário, com dom Wellington de Queiroz Vieira, bispo da Diocese de Cristalândia (TO).

Domingo (10) - 5º dia do novenário
19h - Novenário, com padre Paulo Sérgio Monteiro, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade.

Segunda-feira (11) - 6º dia do novenário
19h - Novenário, com frei Luiz Nunes Pereira, pároco da Paróquia do Sagrado Coração Eucarístico de Jesus.

Terça-feira (12) - 7º dia do novenário
19h - Novenário, com dom Eraldo Bispo da Silva, bispo da Diocese de Patos (PB).

Quarta-feira (13) - 8º dia do novenário
19h – Novenário, com dom André Vital Félix da Silva, bispo da Diocese de Limoeiro do Norte (CE).

Quinta-feira (14) - 9º dia do novenário
19h - Novenário, com dom Manoel Delson Pedreira da Cruz, arcebispo metropolitano da Paraíba (PB).
Sexta-feira (15) - vésperas solenes
18h30 - Vésperas solenes em honra à Virgem do Monte Carmelo, com Dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo da Diocese de Caruaru.

Sábado (16) Dia Nossa senhora do Carmo
15h - Missa solene, presidida por dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife, e procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina.

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fonte: G1 Pernambuco

Nenhum comentário