O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CHUVAS | Apac prevê junho de chuvas acima da média histórica no Grande Recife

Com a previsão, a Apac trouxe a público também uma preocupação sobre a concentração das chuvas

FOTO: GUGA MATOS/ JC IMAGEM



Vem mais água por aí, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Após as fortes chuvas que atingiram o Grande Recife e a Zona da Mata de Pernambuco na última semana, o órgão meteorológico prevê chuvas maiores que a média histórica em junho de 2022.

Segundo o órgão meteorológico, no mês em que se inicia oficialmente começa o inverno no Hemisfério Sul, o acumulado de chuvas deve passar de 337,6 milímetros, que é a média histórica na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo a meteorologista Zilurdes Lopes, as fortes chuvas têm como causa o aumento de temperatura do mar. "Quando o mar está mais aquecido, temos muito mais umidade na atmosfera, que volta em forma de chuva para a superfície", pontuou.

Com a previsão, a Apac expôs em público também uma preocupação: não é possível afirmar, por ora, se as chuvas serão espaçadas durante o mês ou se cairão de maneira concentrada, como aconteceu na semana passada. "O que não sabemos ainda é se essa chuva vai ser distribuída ao longo de junho ou se vai ser mais concentrada, como aconteceu maio, quando praticamente não choveu nos 20 primeiros dias. Temos que ir acompanhando diariamente para ver se vai ser ao longo do mês ou mais concentrada", disse Zilurdes.

Vale lembrar que em maio, o Estado registrou o maior desastre natural em quantidade de vítimas da sua história, com 123 mortes até o momento em decorrência das chuvas. Desde abril, a Apac já havia alertado que choveria mais que o normal em maio, junho, julho e agosto, quando as médias histórias de precipitação são de 291mm, 337,6mm, 314mm e 176,9mm, respectivamente.

"No litoral, o período de mais chuva é de abril a julho. Assim, maio já faz parte do período chuvoso da região; mas junho e julho são os meses mais chuvosos, climatologicamente falando", contou a especialista.

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Com informações da Tv Jornal 

Nenhum comentário