O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

REGIÃO | Obras inéditas de J. Borges ganham exposição na Christal Galeria



José Francisco Borges, mais conhecido como J. Borges, é Patrimônio Vivo de Pernambuco. O título concedido em 2005 dá a dimensão da importância que o xilogravurista tem para a cultura popular do seu Estado. Na exposição “Pernambuco por J. Borges”, que entra em cartaz na Christal Galeria de Artes neste sábado (14), é o artista que presta uma homenagem a sua terra.

Em cartaz até o dia 30 de julho, a mostra conta com 32 xilogravuras inéditas, produzidas exclusivamente para a galeria. “Um dos propósitos da Christal, desde a sua inauguração, é trazer a arte popular para dentro do nosso espaço, dando a ela o destaque merecido. J. Borges é um mestre que sempre admirei e que, na minha opinião, precisa ser ainda mais reconhecido por seu trabalho no Recife”, aponta a galerista Christiana Asfora Cavalcanti, uma das curadoras da exposição.

J. Borges nasceu em Bezerros, no Agreste de Pernambuco, onde vive e trabalha até hoje. O amor pela literatura de cordel nasceu ainda na infância, quando ouvia o pai trazer os folhetos que trazia da feira. Escreveu seu primeiro livreto em 1964, com capa ilustrada pelo mestre cordelista e xilogravurista Dila.

A abertura da exposição, que contará com a presença de J. Borges, terá início às 10h. Na ocasião, será lançado um minidocumentário sobre o artista, primeira produção audiovisual da Christal, que também integra a mostra. O evento conta ainda com uma apresentação do cantor Geraldo Maia, na área externa do Christal Café e Bistrô, a partir das 16h.

“O filme traz um pouco da história dele, contando como tudo começou, o significado de Bezerros para ele e sua decisão de não sair de lá. Fomos visitá-lo para filmar tudo. Só conhecendo de perto para poder sentir a força dessa criação. J. Borges alcançou o mundo do jeito dele, com suas raízes muito bem fincadas onde ele queria, trazendo uma arte democrática, acessível a todos. Sem dúvidas, é um artista do povo”, analisa.

Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!
Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário