O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

PERNAMBUCO: Surto de lesões na pele atinge a Região Metropolitana do Recife




Além de Recife, Camaragibe e Paulista, mais outras três cidades do Grande Recife registraram casos da misteriosa lesão na pele, que provoca coceira: Olinda, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes com, respectivamente, 4, 6 e 21 novas investigações das doenças nos municípios. As lesões são provocadas por manchas vermelhas na pele que causam coceiras até o sangramento, com pequenos caroços.

Em Jaboatão dos Guararapes, de acordo com a gerente de vigilância epidemiológica, Camila Brito, a maioria dos 21 casos investigados são nos bairros de Piedade e Prazeres, além de registros em Zumbi do Pacheco e Vila Rica. Um bebê de seis meses de idade também faz parte das notificações na cidade; ele está com braços e pernas manchados.

Já em Olinda, a Vigilância em Saúde informou que foram notificados quatro casos na segunda-feira (22). Os pacientes estão sendo monitorados pela equipe epidemiológica do município para encontrar a origem das lesões. Por sua vez, São Lourenço da Mata confirmou três casos, no Hospital e Maternidade Petronila Campos (HMPC), e possui mais três que estão em investigação, em outros postos de saúde.

Com atualizações, a cidade do Recife comunicou que a Secretaria de Saúde (Sesau) segue monitorando e investigando os casos notificados de pacientes com as lesões cutâneas a esclarecer. Foi notificado que, até a tarde desta quarta-feira (24), 149 ocorrências foram registradas.  Até o momento, o único sintoma identificado na lesão é a coceira intensa, que causa caroços e sangra, sem febre e nem dor no corpo. 

O CASO

Sarna humana, alergia e doenças causadas por mosquito são algumas das possibilidades levantadas por especialistas e secretarias de Saúde do Grande Recife como causa do surto de pessoas com lesões na pele que provocam coceira. Até esta quarta-feira (24), foram notificados ao menos 202 casos em três cidades da Região Metropolitana, segundo as secretarias municipais de Saúde.

Os primeiros casos sugiram no Recife, no início do mês passado. Desde o dia 1º de outubro, foram contabilizadas 134 pessoas com sintomas. Um surto é qualquer doença ou agravo que foge do padrão. O infectologista do Hospital Universitário Oswaldo Cruz Demetrius Montenegro acompanha as investigações dos casos como especialista e faz parte da comissão que atua junto à prefeitura do Recife.

"Não se tem ainda a causa. Alguns dermatologistas já viram as lesões e cada pessoa apresenta de uma forma diferente. Como você não tem um padrão na apresentação dessas lesões, fica mais difícil de você fechar uma causa para esse quadro", explicou o infectologista.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou, em nota, que está trabalhando junto à capital na investigação e ofertando apoio técnico para as prefeituras que registraram casos similares aos do Recife, mas que ainda verifica as informações "junto às secretarias municipais para notificação oficial".



Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário