O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Há 90 anos Frei Damião celebrava sua primeira missa no Brasil

Nesta dia 29 de setembro, completam-se 90 anos da chegada de Frei Damião ao Brasil e também de sua primeira missa em terras nordestinas. 




 Em 1931, chegava ao Brasil o religioso, sacerdote e missionário da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Frei Damião de Bozzano. O italiano, abraçava a sua missão, no país, ele iria dedica mais de 60 anos de sua vida pela evangelização, seria amado pelo povo de Deus e sua vida, se tornaria um sinal de esperança para milhares de católicos de todo o Brasil.

 Com seus 32 anos de vida, o frade se mudava para a Terra de Santa Cruz, com o proposito de realizar missões pelo país, com foco no nordeste do país, um povo que até então era carente de evangelização. Em 29 de setembro de 1931, o capuchinho presidiu sua primeira Celebração Eucarística em solo brasileiro, por ventura era sua primeira missão no nordeste, ainda com sotaque italiano, Damião, celebrou a Santa Missa no Zona Rural do município de Gravatá, interior de Pernambuco, na Igreja de São Miguel, em um comunidade chamada de Riacho do Mel. 

 Ninguém imaginaria, mas, daquele dia em diante tudo mudaria, o recém chegado frei, iniciava uma história que o levaria a ser considerado santo pelo povo, percorreria todo o nordeste e outros lugares do país e se tornaria um dos maiores ícones da fé católica no Brasil. A missão que durou 66 anos, foi finalizada em 31 de maio de 1997, quando em Recife, Frei Damião, deixava a vida na terra aos 99 anos de idade e iria viver para Cristo na Eternidade. 

Frei Damião jovem, em missão na cidade de Santa Cruz do Capibaribe



 Hoje 24 anos após a sua morte, o frade já é considerado venerável pela Igreja Católica, titulo que recebeu no ano de 2019, e que o deixa mais perto de ser beatificado. Em todo o nordeste muitas romarias são realizadas em homenagem ao capuchinho, a principal delas, acontece em São Joaquim do Monte, evento que em anos sem pandemia, chega a receber mais 140 mil romeiros, vindos de todos os lugares do país. 

Frei Damião com sua família



Publicado por Antônio Oliveira - Redação BCN - o Blog da Terra da Romaria!

Nenhum comentário