O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

DEVOÇÃO: Começa hoje a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira do Recife

Festa de Nossa Senhora do Carmo tem programação com cem missas para homenagear padroeira do Recife. Celebrações seguem até dia 16 de julho divididas entre três locais do complexo das carmelitas, no Centro. Novenário é iniciado nesta terça-feira (6).



A Festa de Nossa Senhora do Carmo começa nesta terça-feira (6) com uma programação de 100 missas até o dia 16 de julho, novenário e outras ações para celebrar a padroeira do Recife. A festa deste ano marca também o início das celebrações do centenário da basílica, localizada na área central da capital, em 2022.

A 325ª edição da festa começa oficialmente com a missa de abertura, celebrada pelo bispo auxiliar de Olinda e Recife, Dom Limacêdo Antônio da Silva, e hasteamento da bandeira às 9h, mas há cerimônia eucarística a cada hora ocorrendo desde as 7h. A partir das 18h30, começa o novenário dedicado à santa.

Por causa da pandemia da Covid-19, as missas ocorrem na Basílica do Carmo, no claustro do Convento e na Igreja da Ordem Terceira do Carmo, no Complexo dos Carmelitas, com respeito ao distanciamento e orientação para as pessoas utilizarem máscara de proteção.

As cem missas acontecem a cada hora a partir desta terça-feira (6). Até o dia 14 de julho, as celebrações ocorrem das 7h às 16h. No dia 15 de julho, as missas têm início uma hora antes, das 6h às 16h. No dia dedicado à Nossa Senhora do Carmo, na sexta-feira (16), as celebrações vão começar às 4h e seguir até às 18h. Os devotos têm acesso aos três espaços onde são realizadas as missas pela porta lateral da Basílica, atendendo a capacidade de até 30% do público, conforme decreto estadual e orientação da Arquidiocese de Olinda e Recife.

A missa de encerramento será realizada na sexta-feira (16), às 9h, com a presidência do arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Às 14h do dia da padroeira, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo vai sair em carro aberto pelas principais ruas e avenidas do centro da cidade e bairros vizinhos localizados no Recife. A cada dia do novenário, um pregador fica responsável pelas orações, inciadas sempre às 18h30. Confira a programação:

Terça-feira (6): Padre Antônio Raimundo Souza Mota, reitor do Santuário de Fátima do Recife
Quarta-feira (7): Frei Hélio Júnior Ferreira, reitor da Basílica da Penha do Recife
Quinta-feira (8): Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, arcebispo emérito de Vitória da Conquista (BA)
Sexta-feira (9): Frei Emerson de Jesus, prior provincial da Província de São José
Sábado (10): Dom Marcos Ferreira do Carmo , reitor do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Jaboatão
Domingo (11): Padre Luiz Vieira Gomes, reitor do Santuário de Nossa Senhora da Conceição do Morro, no Recife
Segunda-feira (12): Padre Délio Mota Ferreira, reitor da Basílica do Sagrado Coração, no Recife
Terça-feira (13): Frei Sormani José Barbosa, prior provincial da Província Carmelitana Pernambucana
Quarta-feira (14): Dom José Ruy Gonçalves Lopes, bispo da Diocese de Caruaru
Quinta-feira (15): Véspera solene em honra à Virgem do Monte Carmelo, dom Francisco de Sales Alencar Batista, bispo da Diocese de Cajazeiras (PB)



Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do G1 Pernambuco

Nenhum comentário