O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

FATO OU FAKE? Ivermectina supera vacinas ao ter 83% de eficácia contra Covid-19 #boato

 


Boato – Estudo do Reino Unido mostra que ivermectina possui 83% de eficácia e é mais segura do que vacina contra Covid-19.

Sai dia, entra dia e parece que algumas fake news seguem se perpetuando ao longo do tempo. Nesta pandemia, alguns assuntos se tornaram recorrentes e, volta e meia, acabam aparecendo em histórias cada vez mais cabeludas.De acordo com uma publicação que está circulando nas redes sociais, a ivermectina seria mais eficaz no combate à Covid-19 do que as vacinas. 

Segundo a história, um estudo do Reino Unido teria comprovado que o medicamento possui 83% de taxa de eficácia. Ainda de acordo com a publicação, as vacinas seriam “experimentais e perigosas”, induzindo mais infecções e mortes do que proteção.

 Toda essa história em torno da ivermectina surgiu no dia 3 de abril de 2020, quando um estudo da Universidade de Monash, na Austrália, conseguiram bons resultados em um teste in vitro (laboratório). Infelizmente, para replicar resultados parecidos nos testes em humanos a dosagem a ser utilizada teria que ser 100 vezes maior do que a dosagem máxima recomendada para humanos adultos.

a comparação entre as supostas eficácias é o auge do ridículo. Como se pode comparar a eficácia de uma vacina, utilizada para evitar a contaminação e infecção pela doença com um medicamento que estaria associado à redução da mortalidade dos infectados? Não faz o menor sentido.

Por fim, o uso indiscriminado de ivermectina pode levar a quadros graves de hepatite medicamentosa. No início de 2021, diversos médicos e pessoas relataram casos de hepatite desencadeados pelo uso indiscriminado da ivermectina. Em uma das situações, relatada pelo médico Frederico Fernandes, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), o paciente estaria aguardando exames e a evolução do caso para saber se precisaria se submeter à um transplante de fígado, após tomar ivermectina durante uma semana.

Em resumo: a história que diz que um estudo indicou que a ivermectina tem 83% de eficácia e é melhor do que a vacina é falsa! A história surgiu a partir de uma distorção de um estudo científico conduzido no Reino Unido.

Com informações de Boato.com

 

Nenhum comentário