O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CORPUS CHRISTI: Eucaristia é a certeza de que Cristo está sempre entre nós

Igreja celebra nesta quinta-feira a Solenidade de Corpus Christi; bispo e padre frisam o significado da Eucaristia para os fiéis




“A Eucaristia é o Sacramento central da nossa fé! Cristo deixou na partilha do pão e do vinho, a certeza de que estaria sempre entre nós”. É o que afirma o padre salesiano de Dom Bosco, Sílvio César da Silva. Ele é pároco da Paróquia Santa Teresinha de São Paulo (SP). 

O bispo de Paranaguá (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Edmar Peron, destaca que, ao comungar, é possível entrar no mistério da vida de Jesus. “Não podemos viver sem a celebração eucarística. Sem a Eucaristia não podemos viver”, reforça.

Por meio de suas declarações, Dom Edmar e padre Sílvio reforçam o valor da  Solenidade do Santíssimo Sacramento do Corpo e do Sangue de Cristo, popularmente conhecida como Corpus Christi, celebrada nesta quinta-feira, 3.

Origem da solenidade

Até o Concílio Vaticano II, havia duas festas: uma para o Santíssimo Corpo do Senhor e outra para o Preciosíssimo Sangue de Jesus. O Concílio unificou essas duas festas na Solenidade de Corpus Christi. A festa instituída, recorda o sacerdote salesiano, surgiu no século XIII, com o Papa Urbano IV. A solenidade é sempre celebrada depois da oitava de Pentecostes, após a Festa da Santíssima Trindade.

Padre Sílvio explica que, após um Milagre Eucarístico, acontecido na Itália, na cidade de Bolsena, foi transladada a relíquia até onde estava o Papa, em Orvieto. Ao encontrar-se com a Eucaristia, o Pontífice exclamou: “Corpus Christi”. Vendo essa procissão, o Santo Padre declarou a festa em honra do Corpo de Cristo.



Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da Canção Nova

Nenhum comentário