O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

COVID-19 PODE DEIXAR SEQUELAS NO SISTEMA VASCULAR DOS PACIENTES

 


 

Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular alerta sobre os riscos de trombose em pessoas que tiveram a forma grave da Covid-19

Após ter tido a Covid-19, algumas pessoas estão apresentando distúrbios na coagulação sanguínea. Para aqueles que já convivem com problemas vasculares, surge uma preocupação: será que pode agravar e causar uma trombose? De acordo com uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), após uma entrevista feita com um quantitativo de médicos, 39% disseram que já atenderam ao menos um paciente infectado pela Covid-19 que, após a doença, desenvolveu a trombose.

O médico angiologista e cirurgião vascular Luiz Halley, explicou que a trombose é uma interrupção do vaso sanguíneo, seja ele um vaso venoso ou arterial, por uma formação de coágulo. “A doença acontece quando o sangue que corre por uma veia grande do corpo, geralmente localizada nas coxas e pernas, forma um coágulo, ou um trombo, que bloqueia o fluxo do sangue na região. Se não tiver cuidado, pode ocorrer uma embolia pulmonar ou até mesmo a amputação do membro”, afirmou.

Em relação à Covid-19, o médico explicou que a doença gera uma reação inflamatória excessiva e favorece o surgimento de trombos. “Os casos podem acontecer em qualquer idade, principalmente, em pessoas com predisposição e nos pacientes acometidos pela forma mais grave do coronavírus”.

Alguns estudos já preveem mecanismos de prevenção em relação aos pacientes que tiveram a Covid-19. “Os tratamentos de prevenção vão desde botas pneumáticas, mecanismo que aperta a panturrilha, como também o uso de medicamentos chamados de anticoagulantes. O paciente deve buscar ajuda de um médico para saber qual o melhor tratamento”, finalizou Halley.

Nenhum comentário