O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

SALA DE LEITURA: 105 anos da Festa de Reis e do Templo da Matriz de São Joaquim

Em 6 de janeiro de 1916 era inaugurada a Igreja de São Joaquim e iniciada a tradição da Festa de Reis.




 Os anos passam e detalhes da história e da vida da nossa gente vão se perdendo. Mas, hoje vamos recordar uma parte bonita e cheia de significados importantes para a nossa São Joaquim do Monte. No ano de 1916, o Frei Epifânio entregava aos católicos a reforma da capela de São Joaquim, o novo templo em que os fiéis podiam fazer suas orações e celebrar a eucaristia. 

 Frei Epifânio foi um dos grandes responsáveis pela evangelização do povo de São Joaquim do Monte, além de se preocupar com a fé, o frade também dedicava-se a educação dos jovens, graças a isso, hoje uma das mais importantes instituições de ensino no município recebe o seu nome. 




 O frei fez história e deixou marcas importantes da sua passagem pela Terra da Romaria. A principal delas a criação da Tradicional Festa de Reis, que é celebrada há 105 anos, uma festividade que é passada de geração em geração, ano após ano, unindo as famílias são-joaquinenses em torno da Casa de Deus. A criação da festa se deu em 6 de janeiro de 1916, durante a inauguração da Igreja de São Joaquim, os traços arquitetônicos da fachada ainda se mantem perfeitos, traços de imponência e  fé que são símbolos da nossa história. 

 Com o tempo a Igreja passou por mudanças, mas nunca perdeu a sua forma e traços, a Festa de Reis se mantem um símbolo que dá face a cidade, animando o mês de janeiro e sendo um ponto de encontro da família. Esse ano devido a pandemia da COVID-19, não haverá o palco na Praça da Matriz, nem os inúmeros parques e barracas, nem os grandiosos shows culturais, porém, a Paróquia mantem viva a chama de fé plantada anos atrás, com a programação religiosa que começa nesta quarta-feita (06) e segue até o sábado (09). 

Para conferir mais informações sobre a FESTA DE REIS 2021, Clique Aqui

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Por Antônio Oliveira

Nenhum comentário