O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

COVID-19 - Principais sintomas da Covid-19, perdas de olfato e de paladar têm tratamento

 


 

Desde o início da pandemia de Covid-19, a perda do olfato e do paladar são apontados como sintomas principais da doença. A ausência dos sentidos impacta de forma negativa no cotidiano, mas deve, também, acender o alerta, já que pode estar relacionada a problemas neurológicos.

Segundo o otorrinolaringologista Alberto Monteiro, do Hospital Jayme da Fonte, há várias patologias que podem apresentar esses sintomas. "Rinites e sinusites, as crônicas e as alérgicas, são as patologias mais comuns que também apresentam a perda temporária desses sentidos. Mas também existem doenças neurológicas que acometem a parte cerebral responsável pelo paladar e pelo olfato. Somente um especialista pode dar o diagnóstico correto", destacou Alberto. No caso da Covid-19, ainda de acordo com o profissional, o vírus é respiratório e acomete as vias aéreas, afetando as vias olfatórias.

De acordo com Alberto Monteiro, não existe um tempo específico para restabelecer esses sintomas. "Tanto na Covid, quanto em outras patologias, até mesmo nas doenças neurológicas, o tempo de duração pode variar. O mais comum é que esse tempo varie de 15 dias a um mês, mas há casos em que o tempo é menor e em outros que o prejuízo acaba sendo definitivo", alerta o profissional do Jayme da Fonte.

O otorrinolaringologista indica que o atendimento médico deve ser buscado nos primeiros indícios de perda olfativa ou de paladar. "Dado o diagnóstico, é possível reverter esses sintomas com tratamento precoce, que pode incluir o uso de corticoides nasais tópicos, soluções nasais com substâncias que podem restabelecer os sentidos e também através do treinamento olfativo", finalizou Alberto Monteiro.

 


 

Nenhum comentário