O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

FOLIA 2020: O mistério da mulher que se tornou marca o carnaval de Catente

Uma lenda contada há 80 anos e um bloco que leva uma multidão há mais de 30 anos. A Mulher da Sombrinha é marca do carnaval em Pernambuco. 



 O ano era 1940, o local, a cidade de Catende na Mata Sul de Pernambuco. O relógio marcava meia-noite, os operários deixavam a usina após um longo dia de trabalho. Os trabalhadores seguiam para casa, algo típico de seu dia-a-dia e da rotina de suas vidas. Mas para um deles, a história iria mudar. Numa noite, um daqueles muitos operários ao caminhar pelas ruas durante a madrugada, avistou uma mulher vestida de branco com cabelos soltos, passeando com um sombrinhas nas mãos. 

 Atraído por aquela bela moça, ele a acompanhou pela ruas, quando se deu conta já estava em frente ao Cemitério Municipal. Porém algo iria lhe surpreender ainda mais, aquela bela mulher desapareceu num piscar de olhos. Sumiu na porta do cemitério e assim surgia o primeiro relato da Mulher da Sombrinha. A partir desse dia,  a lenda conta que aparições da bela mulher continuaram para os operários da Usina Catende. Sempre a meia-noite, aqueles homens eram enfeitiçados e a seguiam, completamente seduzidos. Os mais velhos contam que, em alguns casos ela desaparecida, em outros, os operários eram encontrados  desnorteados dentro do cemitério.

 Anos se passaram, a Usina Catende decretou falência em 1995, porém a história da mulher sedutora, acompanhou as gerações. Na cidade não é difícil encontrar alguém que tenha visto ou que conheça alguém que tenha relatos de ter visto a tal mulher. Um detalhe curioso é que ninguém nunca conseguiu ver o rosto da assombração.

 Hoje, a lenda deu lugar e nome ao bloco carnavalesco "Mulher da Sombrinha". que com mais de 30 anos é uma marca da semana pré-carnaval em Pernambuco. O bloco tem sua concentração em frente ao cemitério e arrasta uma multidão de mais de 30 mil pessoas, ao som de muito frevo e de trios-elétricos. Uma boneca gigante que carrega uma sombrinha nas mãos representa a tal figura misteriosa do passado. A boneca vem acompanhada de outro boneco gigante, o "Operário", que seduzido, brinca o carnaval dos encantos da Mulher da Sombrinha. 











Blog Coisa Nossa Pernambuco
Carnaval 2020 - BCN Folia
Por: Antônio Oliveira

Nenhum comentário