FOLIA 2020: Galo Circense, escultura do Galo da Madrugada 2020 é apresentada - Blog Coisa Nossa

O PORTAL DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE

FOLIA 2020: Galo Circense, escultura do Galo da Madrugada 2020 é apresentada

Compartilhe isso!

A escultura deve estar montada na Ponte Duarte Coelho no dia 21 de fevereiro.



A alegoria da maior agremiação carnavalesca do mundo, o Galo da Madrugada, foi apresentada na tarde desta terça-feira (28). Seguindo o tema dos festejos de Momo deste ano no Recife - O Circo, a Criança e a Cultura Popular -, o Galo vem vestido com o colorido da arte circense e foi batizado como "Galo Circense de olho no futuro". A expectativa é que a escultura esteja de pé na madrugada do dia 21 de fevereiro, dia da abertura oficial do carnaval do Recife, na Ponte Duarte Coelho.



Em 2020, a escultura gigante do Galo terá sete toneladas, 28 metros de altura e contará com iluminação e efeitos digitais. Ao todo, 38 placas de LED outdoor de alta resolução e mais de mil clusters de LED iluminarão o gigante, dia e noite. A tecnologia LED, considerada energia limpa, contribuirá para o baixo consumo energético para o funcionamento da alegoria. Cada placa de LED fará parte de um mapa digital com programação de efeitos gráficos e luminosos.

A secretária de Turismo, Esportes e Lazer da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça, disse que a confecção da alegoria é "vanguardista" ao apostar em conceitos que unem o turismo criativo à magia e ao encantamento do circo, associados à infância. "É um galo conceitual e inovador, que também fomenta a economia criativa da cidade", pontuou.

De acordo com a Prefeitura do Recife, um dos destaques do processo criativo da alegoria do Galo é a participação ativa e cocriativa de 400 crianças e adolescentes, de 3 a 12 anos. Mil discos de vinil descartados pela indústria fonográfica de Pernambuco serão reaproveitados e passarão a compor a roupa do Galo. Metade deles será pintada pelos pequenos artistas. Os vinis serão usados como "mega lantejoulas" compondo o figurino. Para preparar os artesãos, serão realizadas mais de 20 oficinas em instituições que trabalham com crianças e jovens, como o Compaz Eduardo Campos, no Alto Santa Terezinha, e a sede do Galo da Madrugada . A primeira oficina acontece nesta sexta feira (31), às 10h.



Roupa - Para a composição da alegoria do Galo da Madrugada 2020, Leopoldo Nóbrega afirma que buscou primeiro a referência do circo a partir dos elementos estéticos dos personagens que fazem parte do universo mágico. A gola que faz parte da indumentária do calunga é uma referência dos séculos 16 e 17.

As cores escolhidas remetem, segundo ele, à explosão de energia da infância. O rabo do Galo ganhará uma estrutura helicoidal que girará em direções opostas, causando efeito de movimento com a força eólica. Já a crista apresentará um degradê, representando as cores do arco-íris.

Estrutura - Cerca de 20 pessoas estão envolvidas na estruturação do Galo, que também se envolvem na montagem final do gigante da Ponte Duarte Coelho. Toda a estrutura da alegoria é feita sob medida para ser encaixada em um guindaste de 70 toneladas que garante a estabilidade do Galo na ponte.

A estimativa é de cerca de 20 horas de trabalho na Ponte Duarte Coelho, que deve ser iniciado na noite do dia 18 de fevereiro. As partes mais delicadas de serem montadas, segundo o engenheiro responsável pela estrutura metálica que dá sustentação à alegoria, Carlos Accioly, são o esqueleto e a cabeça, isto é, as peças de maiores pesos e proporções.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Fonte: Diario de Pernambuco

Nenhum comentário: