O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LUZ DO MUNDO: Entenda o primeiro Tempo Litúrgico da Igreja, o Advento

O tempo litúrgico que será iniciado no próximo domingo nós convida a meditar a vinda de Jesus ao mundo. Convocando uma reflexão sobre a chegada a luz do mundo.  



 O Advento é o primeiro tempo litúrgico da Igreja Católica, se inicia sempre após o Domingo de Cristo Rei, solenidade que encerra o Tempo Comum. Representado pela cor roxa, o Advento tem duração de quatro semana, que antecedem o dia de natal. Com isto esse tempo litúrgico é uma preparação para o nascimento de Jesus Cristo, visto pela Igreja como um dias de esperança e alegria na espera do Senhor.

 Sua simbologia é dinâmica e muito bela. Cada semana é refletido uma temática relacionada ao nascimento do Menino Jesus, as duas primeiras semanas, a liturgia nos convida a vigiar e esperar a vinda gloriosa do Salvador, às duas ultimas, lembramos a espera dos profetas e de Maria Santíssima, nos preparamos mais especialmente para celebrar o nascimento de Jesus em Belém.

 Um dos símbolos desse tempo, é a Coroa do Advento, que comporta 4 velas, para cada Domingo do Advento colocadas nos seus cantos presas aos ramos formando um círculo. A cada domingo acende-se uma delas. Essas velas querem representar as várias etapas da salvação. 

1º domingo: O perdão oferecido a Adão e Eva. Eles morreram na terra mas viverão em Deus.
2º domingo: A fé dos patriarcas. Eles acreditaram no dom da terra prometida.
3º domingo: A alegria do rei Davi. Ele celebrou a aliança e sua perpetuidade.
4º domingo: O ensinamento dos profetas: Eles anunciaram um Reino de paz e de justiça com a vinda do Messias.

 A Coroa do Advento é o primeiro anúncio do Natal. Na cor verde, ela é sinal de esperança e vida, enfeitada com uma fita vermelha, simboliza o amor de Deus que nos envolve, e também a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus.



Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Por: Antônio Oliveira

Nenhum comentário