O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

DULCE DOS POBRES: Conheça a primeira santa do Brasil.

Uma mulher de garra, sem medo de fazer a Obra de Deus. Essa foi a Irmã Dulce. Uma brasileira que se tornará a primeira santa nascida no Brasil. 



  Filha de dentista, Irmã Dulce recebeu o nome de Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes quando nasceu em 26 de maio de 1914, em Salvador, na Bahia. No dia 13 de outubro de 2019 ela se tornará a primeira santa brasileira, em uma cerimônia marcada para acontecer no Vaticano. A celebração será presidida pelo Papa Francisco. Quando tinha apenas 13 anos, ela passou a acolher mendigos e doentes, transformando a casa onde morava com sua família em um centro de atendimento aos mais necessitados. Foi nessa época que Irmã Dulce manisfestou, pela primeira vez, o desejo de se dedicar à vida religiosa .

Em 1933, Maria Rita entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, na cidade de São Cristóvão, em Sergipe. Em agosto do mesmo ano, recebeu o hábito de freira das Irmãs Missionárias e adotou o nome de Irmã Dulce em homenagem a sua mãe. A partir daí, Irmã Dulce dedicou seu pensamento e trabalho aos mais pobres, esforçando-se para dar algum tipo de assistência para a população da Bahia. Em maio de 1939, inaugurou o Colégio Santo Antônio, uma escola pública voltada para operários e seus filhos, no bairro de Massaranduba, em Salvador.

Após peregrinar durante uma década levando os seus doentes por todos os cantos da cidade, em 1949, Irmã Dulce ocupou um galinheiro ao lado do Convento Santo Antônio para alojar cerca de 70 enfermos que a acompanhavam. A iniciativa é lembrada pelo povo baiano até hoje, que prega que a religiosa construiu o maior hospital da Bahia a partir de um galinheiro. Em 1959, foi instalada oficialmente a Associação Obras Sociais Irmã Dulce e, no ano seguinte, foi inaugurado o Albergue Santo Antônio.



Em 7 de julho de 1980, Irmã Dulce se encontrou pela primeira vez com o Papa João Paulo II, na sua visita ao país, e foi encorajada pelo Pontíficie a dar continuidade a sua obra. Oito anos depois, ela chegou a ser indicada pelo então Presidente da República, José Sarney, para o Prêmio Nobel da Paz.

Irmã Dulce ainda se reencontraria com o Papa João Paulo II em 20 de outubro de 1991, durante sua segunda visita ao país. Na época, o religioso quebrou o rigor da sua agenda para visitar a baiana, que já se encontrava debilitada em razão de problemas respiratórios, falecendo cinco meses após o encontro.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Texto de: Bernardo Falcão
O Globo

Nenhum comentário