O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

ESPECIAL: Milhares de graças alcançadas e o capuchinho é reconhecido como Venerável pela Igreja Católica

Virtudes heroicas reconhecidas pelo Vaticano e Frei Damião cada vez mais perto de ganhar o titulo de Santo.



 Ao chegar ao Cruzeiro de Frei Damião em São Joaquim do Monte, os milhares fieis irão ver cenas típicas dar romarias, são centenas, milhares de pagadores de promessas. Vindos de diversas partes do Brasil para agradecer a intercessão de Frei Damião em pedidos feitos a Deus. Uns vestem as famosas mortalhas, uma especie de túnica muitas vezes nas cores azul e branco ou no caso de São Joaquim do Monte, a cor pode ser marrom que simboliza o habito dos franciscanos. Outros trazem ex-votos, imagens, replicas de partes do corpo, casas, carros e também fotos, que testemunham a graça recebida.



 Mas o que é um ex-voto? Esse nome é dado aos objetos deixados pelos romeiros em forma de agradecimento por um pedido atendido, ou como comumente dizemos: o ex-voto é o simbolo das inúmeras graças alcançadas pela intercessão de Frei Damião. Porém é importante lembrar que a Igreja Católica ainda não concedeu o título de santa a Frei Damião, mas ele teve suas virtudes heroicas reconhecidas pelo Papa Francisco e agora é chamado de Venerável pela Igreja. 



 Mesmo com a Igreja sendo cuidadosa e respeitando os passos para deferir a santidade de Frei Damião, o povo e seus romeiros já o tem como santo ou melhor dizendo, O Santo do Nordeste. Embora de naturalidade italiana, o capuchinho se tornou em vida um filho do Brasil e um grande nome para a fé no Nordeste. 



 A santidade e a intercessão do frei é comprovada facilmente nas histórias contadas pelo povo, e lá no Cruzeiro, na Casa das Promessas uma pequena amostra pode ser conferida, são imagens, fotos e ex-votos deixados pelos romeiros durante as romarias.  A santidade é na verdade aquilo que foi vivido durante a sua missão na terra e Frei Damião nos levou a Cristo e Cristo se fez presente em cada Eucaristia, em cada Confissão feita pelo missionário. Santo dos corações, o Venerável Damião de Bozzano continua intercedendo por todo o Nordeste sendo um exemplo de amor a Deus. 


“Sempre rezei por vós e também depois da morte, se Deus me conceder uma morada no céu continuarei a rezar por vós, pedindo a Ele que vos proteja e vos livre de todos os males e um dia vos unireis comigo no paraíso…” (Frei Damião de Bozzano) 

Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação
Por: Antônio Oliveira

Nenhum comentário