O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

CAMINHADA BOTE-FÉ – das Missões a Inspiração para o Nosso Tempo




Já é certo que ao cair da tarde da sexta-feira que antecede o “Dia D” da Romaria do Frei Damião, uma multidão se concentra na cidade de Camocim de São Félix para seguir em caminhada para a Capital da Fé do Agreste, São Joaquim do Monte. De “procissão” para a “Caminhada do Bote-Fé” não alterou a essência do evento, que está na conta de compromissos dos devotos.

O fenômeno das “caminhadas” não é recente. Nas missões do Frei Damião, era comum, pessoas se dirigirem à São Joaquim a pé – seja da Zona Rural ou de outras cidades. Nessa época, era possível se deparar com vários grupos de peregrinos seguindo até a cidade da Romaria caminhando pela estrada que a separa de Camocim, por exemplo. A denominação  da “Caminhada Bote-Fé” foi apenas um elemento organizador para concentrar os caminheiros, instituída pelo idealizador da Romaria, Padre Pedro Antônio Filho, hoje pároco de Taquaritinga do Norte. É uma das expressões de fé do povo nordestino que, carente de recursos, tendem a se deslocar em grande grupos de caminhantes até as Santa Missões. De fato, o “Bote-Fé” agregou costumes antigos com o incremento do trio-elétrico, cânticos, orações que vão tomando a extensão da PE 112. “É emocionante ver essa multidão que mesmo debaixo de chuva, frio, escuro não desiste de ir até a terra onde Frei Damião rezou tantas missões”, confessa uma participante da caminhada. 

A Caminhada Bote-Fé em 2019 ganhará um diferencial: será em horário anterior ao de outros anos. A concentração em Camocim será ás 15h00min, onde será rezado o Terço da Divina Misericórdia.  "Levamos em consideração questões de segurança dos participantes e organização, pontua Padre Isael Torres, atual pároco e coordenador da Romaria do Frei Damião. Em seguida, os romeiros seguirão o trio-elétrico pela rodovia PE 112 cortando os 10 quilômetros com música e orações. A recepção aos caminheiros se dará na Matriz de São Joaquim, encerrando com adoração ao Santíssimo Sacramento.

Nenhum comentário