CLIMA: Meteorologia explica forte calor dos últimos dias em São Joaquim do Monte e região - Blog Coisa Nossa

O PORTAL DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE

Post Top Ad

Gostou?Então Compartilha!

CLIMA: Meteorologia explica forte calor dos últimos dias em São Joaquim do Monte e região

Compartilhe isso!

Tá calor não é verdade? A sensação térmica elevada é reclamação comum nas ruas de São Joaquim do Monte, no Agreste. Até o período noturno, que normalmente deveria ser frio, é considerado quente. A Agência Pernambucana da Águas e Clima de Pernambuco, a APAC; explica as “loucuras do clima” pernambucano.

De acordo com o Instituto, a combinação de dois fenômenos está provocando muita chuva no Sertão e Fernando de Noronha e Calor em parte do Agreste, Mata Sul / Norte e Região Metropolitana do Recife.  Em entrevista à Rádio Jornal Recife, a meteorologista Zilourdes Lopes afirma que o fenômeno El Niño combinado com um sistema de alta pressão que está atuando no Litoral resolve as dúvidas relativas ao clima no Estado. “Quando esse sistema está atuando, dificulta a formação de nuvens e favorece a temperatura mais elevada”, explica a especialista. O excesso de calor também justifica as fortes trovoadas que têm sido registradas em algumas cidades do Agreste e Sertão.

São Joaquim do Monte está na faixa intermediária entre os fenômenos, sofrendo maior influência da Zona de Alta pressão o que explica o calor intenso. Também a elevação natural provocada pelo Aquecimento Global e o maior número de ruas asfaltadas na cidade colaboram para a formação de bolhas de calor que esticam a sensação térmica quente mesmo sem incidência do sol, no período noturno.

A previsão para os próximos dias na cidade é  de tempo parcialmente nublado a nublado, com possibilidades de pancadas de chuvas isoladas com trovoadas. A temperatura pode alcançar os 36ºC.
Redação BCN
Com informações da APAC

Nenhum comentário: