O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

DIOCESE: Despertar Missionário, um sinal de que a Diocese já é missionária



No ultimo sábado (9), foi realizado o evento Despertar Missionário, promovido pela Diocese de Caruaru. O momento abriu as atividades do Ano Missionário, proposto pelo Papa Francisco, e teve como objetivo discutir a importância da missão para a Igreja Católica e apresentar seus novos métodos e estratégias para a evangelização. Cerca de 40 padres, de todas as cidades que compõem a Diocese, estiveram presentes, além dos agentes de pastoral, seminaristas, religiosos, membros das novas comunidades, grupos e movimentos. Aproximadamente 1,2 mil pessoas participaram das atividades.

A programação teve início pela manhã com a celebração da Santa Missa no Santuário da Graça, em Caruaru. Logo em seguida, o Pe. João Paulo de Araújo falou sobre o tema do encontro, “Batizados e Enviados”, e ressaltou a importância do acolhimento dos fiéis no ambiente pastoral. “A missão é sobretudo entender que a nossa comunidade deve ser um espaço para todos, uma casa onde todos se sintam acolhidos, uma igreja que vai ao encontro de todos”, afirmou.

Em seguida, os padres Sivonaldo e Fábio e o monsenhor Albérico promoveram um momento de reflexão sobre os religiosos que tiveram a vida dedicada às missões no Nordeste. Neste momento o debate trouxe o testemunho da vida do Frei Damião, Pe. Cícero, Pe. Ibiapina, Dom Hélder Câmara e Irmã Malba, que pregavam sobre a salvação do povo de Deus e são considerados referências para a vida missionária. Na oportunidade também foi feita menção à vida e caminhada de fé e missão das religiosas Irmã Werburga e Irmã Rosália, esta última ficou conhecida como a freira mais antiga da Ordem Franciscana em Caruaru, tendo falecido no dia 31 de dezembro de 2018.

À tarde, os participantes do evento ouviram testemunhos das ações missionárias da Diocese, entre eles, o relato das atividades do Setor Juventude, com a partilha da experiência dos jovens que foram à Jornada Mundial da Juventude em janeiro; o Sínodo do Bispos, realizado no Vaticano em outubro do ano passado; e o Discernimento Vocacional. Os participantes puderam ouvir ainda as partilhas das as experiências dos membros da Pastoral Familiar, Pastorais Sociais, Novas Comunidades e Renovação Carismática. Ao final foi divulgado o calendário anual de atividades da Diocese.

De acordo com o bispo diocesano, Dom Bernardino Marchió, o Despertar Missionário foi uma oportunidade para reunir o clero e os fiéis e reiterar a importância de ser parte de uma igreja em saída, como afirma o Papa. “Esse evento é uma forma de incentivar ainda mais a missionariedade na nossa Diocese, que é uma grande família evangelizadora. A proposta é dar pistas para que durante o ano os conselhos de pastorais, o clero e todo o povo de Deus possam estar integrados ao que sugere o Santo Padre para o ano de 2019. Toda a Igreja deve ser missionária e todo trabalho é realizado para despertar ainda mais o desejo de anunciar o Cristo que é o Centro da vida diocesana”, concluiu.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
A fé a serviço da informação.
Informações da Pascom Diocese de Caruaru

Nenhum comentário