O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

Tecnologia: Sinal Analógico de TV deverá ser mantido na Terra da Romaria



Nos últimos dias, as emissoras de TV aberta da cidade de Caruaru, no Agreste, em especial a TV Asa Branca e TV Jornal vêm insistindo sobre o desligamento do sinal analógico. Inclusive campanhas estão em andamento para que telespectadores não sejam surpreendidos com os canais fora do ar.

De acordo com o processo de desligamento, Caruaru, São Caetano e Bezerros serão as próximas cidades que terão o sinal analógico extinto, com data para 05 de dezembro. Um passo histórico que se confunde com a chegada da TV no Interior de Pernambuco. No entanto, as demais cidades, entre elas, São Joaquim do Monte seguirão com o sinal dos respectivos canais no mesmo canal e formato analógico. De acordo com a equipe de engenharia da TV Asa Branca, o processo será gradativo para toda a área de cobertura. Ainda não existe uma data previsão para que o digital alcance a Terra da Romaria via sinal terrestre, ou seja, sem a captação por antenas parabólicas. Para o feito, será necessário a instalação de antenas em áreas estratégicas, que possam alcançar a cidade.

Atualmente, os canais retransmitidos via terrestre são gerados a partir de retransmissora localizada no Cruzeiro do Frei Damião e são eles: TV Asa Branca, TV Jornal Caruaru, Band e Record. Ainda são gerados dois canais evangélicos de responsabilidade das igrejas. Quando chegar o momento do desligamento local, antecipadamente, uma campanha deverá ser desenvolvida, com destaque para as pessoas que têm o direito a retirar os equipamentos (antena e conversor) gratuitamente, atendendo a requisitos como beneficiárias de programas sociais federais. Talvez, para acelerar o processo de digitalização, será interessante uma parceria entre Poder Público Municipal e Emissoras no sentido de aproveitar a estrutura existente e adaptar para a implantação do sinal digital terrestre.

Vamos acompanhar os passos.

Nenhum comentário