O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

HOMENAGEM: Missa fará memoria aos 29 anos da morte do Monsenhor Escorel, em São Joaquim do Monte

A Celebração Eucarística acontece nesta segunda-feira(08), na Matriz de São Joaquim.



 Nesta segunda-feira, se completam 29 anos do falecimento do Monsenhor Escorel de Araújo, sacerdote que é um dos maiores nomes da Fé Católica em São Joaquim do Monte. O Padre, que faleceu em 1988, foi importante não só na religiosidade, mais também para questões sociais, como a educação. Pensando em manter viva a memoria deste grande Servo de Deus, a Paróquia de São Joaquim irá celebrar hoje uma missa em memoria da morte do seu eterno Monsenhor, às 19 horas na Igreja Matriz.

Conheça a História do Monsenhor Escorel de Araújo.

José Escorel de Araújo, foi o 13º padre a administrar a Igreja Matriz de São Joaquim e a Paróquia de São Joaquim. Veio da cidade de São Caetano em 24 de março de 1955 e marcou profundamente os paroquianos com seu jeito de santidade que era de encantar a todos. Um verdadeiro sábio e um grande incentivador das melhorias para os fieis. Em sua pesquisas foi o responsável por estimular e criar e fazer a manutenção de Associações cristãs como a do Sagrado Coração de Jesus, das Filhas de Maria, da Cruzada Eucarística, da Sociedade São Vicente de Paula, entre outras, além de ser um chamados constante para que a sociedade participasse das celebrações da Paróquia. 

 A ele cabe a fundação da Escola Santa Rosa de Lima e a Santa Maria Gorete, que preparava as moças para o mercado de trabalho, instruindo diversas jovens nos oficios de corte, costura e bordados. O Padre Escorel também se envolvia no desenvolvimento cultural do município, em sua vida na amada São Joaquim do Monte, participou da fundação do jornal "A Época", nome que foi sugerido por Pedro Teixeira. Coube a sacerdote também o destaque de ao apoiar e participar do primeiro Ginásio de São Joaquim do Monte, em 1959 para lecionar nas salas do Grupo Escolar Frei Epiphâneo com o nome de Escola Comercial de São Joaquim, que teve em Padre Escoel seu primeiro professor e diretor.

Como já foi dito anteriormente, o Monsenhor Escorel, era antes de tudo um sabio e em meio a sua enorme sabedoria estava o dom da música e usava este dom para ensinar o hino do padroeiro São Joaquim, que conhecemos hoje, cantado nas festa e celebrações em homenagem ao Pai da Virgem Maria. 

" De Sant´Ana foste esposo. Terno Pai da Virgem Maria, por sede Joaquim gloriosos, Desta Terra a nossa Alegria. Oh São Joaquim glorioso, ternura vosso olhar encerra. Sede sempre pai amoroso, Padroeiro desta Terra". (TRECHO DO HINO DO PADROEIRO).

 Foi com Padre Escorel que começaram as missões de Frei Damião em São Joaquim do Monte e muitas outras tradições que são passadas através dos tempos. Após sua morte, seu corpo foi sepultado no interior da Igreja Matriz, sua morte comoveu todos os paroquianos que o consideram um homem santo e uma sábio de Deus.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Da Redação.

Nenhum comentário