O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

PREFEITURA DE SAIRÉ LANÇA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO FESTIVAL DO BUSCAPÉ 2018



A edição 2018 do Festival do Buscapé será realizada entre os dias 22, 23 e 24 de junho e 1º de julho, em Sairé, no Agreste de Pernambuco. Na programação, quadrilhas juninas; atrações musicais; Circuito do Jegue; Caminhada do Forró; além da tradicional queima do buscapé.

Atrações - Entre as atrações confirmadas para o evento estão: Pedrinho Pegação, Maurício Ramalho e Forró Danado de Bom, Higor Henrique, Fagner Chagas, Assissão, Lia Carvalho, Azulinho e Rei do Cangaço.

Estrutura - A estrutura contará com o Palhoção Gonzagão (Avenida Coronel José Pessoa); além de amplo espaço com barracas para venda de comidas e bebidas.

Queima do Buscapé - A tradicional queima do buscapé acontecerá na véspera de São João, dia 23, na Avenida Coronel José Pessoa, no Centro da cidade. No local, será erguida uma tela de proteção, de onde os visitantes poderão assistir ao festival, a fim de que acidentes sejam evitados. Tudo a partir das 22h.

Circuito do Jegue - A nona edição do campeonato acontecerá, como de costume, no Sítio Cruzeiro do Oeste. No dia de São João, 24 de junho, competidores de toda a região e de cidades vizinhas, participam da corrida, que distribui premiação para o 1º, 2º e 3º lugar.

Caminhada do Forró - A concentração da caminhada está prevista para as 14h do dia 1º de julho, no Bar Recanto do Felino, localizado as margens da PE103, Lá a animação será conduzida por muito forró pé de serra. O percurso de aproximadamente três quilômetros e duas horas de duração até o Centro da cidade será animado pelo Trio e Banda Asas da América. Ao fim do percurso, já na cidade, no Palhoção Gonzagão (Centro da cidade), haverá show com Pedrinho Pegação e banda Rei do Cangaço.

Público - Um público de 50.000 pessoas, entre moradores e visitantes, é aguardado durante os quatro dias de festa, segundo expectativa da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

Tradição - Os festejos no município datam de 1.907, quando membros das famílias Gonçalves, Barbosa e Silvestre especializaram-se na produção deste tipo de artefato e deram origem ao festejo local.
 
Produção - O buscapé é um artefato pirotécnico produzido artesanalmente por fogueteiros locais. O processo dura seis semanas e conta com 28 etapas. A mistura de salitre e enxofre de pólvora tem como invólucro o bambu. Cerca de 1.800 buscapés são produzidos anualmente, de acordo com a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

Programação:

22/06 – Abertura

- Atrações Culturais
- Fagner Chagas
- Maurício Ramalho e Forró Danado de Bom

23/06 – Grande queima de buscapé

- Atrações Culturais
- Higor Henrique
- Azulinho

24/06

- Atrações Culturais
- Lia de Carvalho
- Assisão

01/07 10º Grande Caminha do Forró

- Trio e Banda Asas da América
- Rei do Cangaço
- Diego & Júnio
- Pedrinho Pegação

Programação Extra:

24/06 IX Circuito do Jegue

Local: Sítio Cruzeiro do Oeste
Horário: 10h
Show: Gil Lima



Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do Sairé News

Nenhum comentário