O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

LOCAL: Moradores da Vila do Cajueiro reclamam do fechamento do Grupo Escolar José Bastita de Souza

Moradores da Vila do Cajueiro reclamam da decisão e não querem que o Grupo Escolar José Batista de Souza seja fechado.



 O clima de revolta tomou conta de diversas mães na Vila do Cajueiro, em São Joaquim do Monte, Agreste. A decisão tomada pela Secretaria  Municipal de Educação de fechar o Grupo Escolar José Batista de Souza, deixou diversas crianças sem poder estudar na vila. De acordo com informações, cerca de 25 alunos com faixa de idade entre 4 e 8 anos, devem ser matriculados em escolas da cidade, o transporte dos alunos será feito pelos ônibus escolares e o grupo será fechado já a partir da próxima semana quando está marcada a volta às aulas da Rede Municipal de Ensino.

O que mais incomoda as mães dos alunos é a questão do transporte. a realidade da Vila do Cajueiro é bem simples: muitos dos pais destas criança trabalham da agricultura e já tem um rotina fixa, deixam os filhos no Grupo Escolar e vão ao trabalho. No final da aula eles buscam as crianças. Pela faixa etária, os alunos necessitam da presença das mãe na escola. Dentre os alunos exitem crianças que tem necessidades especiais e precisam do acompanhamento das mães.



Em conversa com uma das mães, que não quis se identificar, uma equipe da Secretaria de Educação esteve no Grupo Escolar a cerca de 15 dias para informar as mudanças e a população foi informada de que apenas os alunos maiores serão transferidos para a sede do município (São Joaquim do Monte), mas o que foi divulgado hoje para as mães é que todos os alunos terão que estudar na cidade, porque o grupo será fechado.  "Não vamos aceitar isso! Não tem condições de crianças saírem daqui do Cajueiro e ir estuda em São Joaquim, no tempo de chuva a estrada fica horrível e quem é que vai dá conta de 25 crianças dentro de um ônibus? Nunca vi fechar escola com uma quantidade dessa de alunos". Disse uma das mães que estavam na frente da escola. 

 Assim como o Grupo Escolar José Batista de Souza, no Cajueiro, serão fechadas também outras escolas na Zona Rural, a exemplo do Grupo Escolar Santa Inês, e de grupos escolares no Formigueiro, Bananeirinha e demais vilas. Os alunos deverão ser transferidos também para outras escolas do município. 


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Da Redação

Nenhum comentário