O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

BCN FOLIA - Cresce Procura por Retiros Espirituais no Período de Carnaval

Procura por retiros e acampamentos no Carnaval cresce a cada ano. Foto: Antônio Oliveira / Blog Coisa Nossa Imagem


O Carnaval é esperado com ansiedade por boa parte dos brasileiros. Para uns, momento de extravasar, deixar a rotina de lado e cair da folia nos mais diversos polos de animação espalhados. Para outros, uma oportunidade de descanso, seja nas praias, chácaras e cidades onde não existe programação carnavalesca. No entanto vem crescendo a procura por retiros espirituais, acampamentos e colônias de oração. 

Em alguns locais, o silêncio e a contemplação atrai. Já em outros retiros, pregação intercalada por momentos de louvor utilizando músicas cristãs em ritmo conhecidos no carnaval 'secular' atrai uma demanda crescente principalmente de adolescentes e jovens. Em Gravatá, no Agreste pernambucano, a Comunidade Canção Nova concentra uma das principais opções para viver um carnaval 'cristão' no Estado. O Acampamento de Carnaval reúne pessoas de várias cidades da região e até de outros Estados. A programação segue um cronograma que concentra oração, missa, pregações, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento e shows com ministérios de música. 

A cidade de São Joaquim do Monte, também no Agreste, vivencia em 2018 a sua primeira experiência com retiro de Carnaval. Centenas de pessoas optaram por passar o período de Momo em oração na Terra da Romaria. Uma vasta programação foi elaborada por movimentos da Paróquia de São Joaquim, mesclando pregação da Palavra, Santa Missa,  momento de evangelização através da música, confissões e shows. A demanda por retiros vem aumentando com o passar dos anos, frente ao crescimento desenfreado da violência nas festividades carnavalescas tradicionais e a necessidade crescente de um encontro com a fé. O uso de canções conhecidas na Igreja com ritmos animados, a exemplo de frevo, swingueira, axé é suficiente para proporcionar divertimento e uma folia sem necessidade de do uso de drogas. O blogueiro Antônio Oliveira é um dos coordenadores e incentivadores do Primeiro Retiro de Carnaval de São Joaquim confirma essa experiência, ao perceber que muitos jovens estão buscando um contato maior com Deus e uma alegria Nele. "As pessoas e principalmente jovens estão percebendo que é possível se alegrar e brincar sem a necessidade de atender aos apelos seculares", lembra Antônio.

Não só a Igreja Católica abriga retiros. Diversas igrejas  evangélicas oferecem acampamentos, retiros e experiências de oração e vivência no período de Carnaval. A alegria em Deus, longe das agitações e perigos da folia de rua vem tomando linha ascendente, isso é inegável.

Do Blog Coisa Nossa


Nenhum comentário