a SAÚDE: Novembro Azul pretende adiantar os diagnósticos de câncer de Próstata | Blog Coisa Nossa

O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

SAÚDE: Novembro Azul pretende adiantar os diagnósticos de câncer de Próstata



De rosa para o azul: começou a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a importância do combate ao câncer de próstata e de exames regulares para garantir um diagnóstico precoce. Em uma Pub na Austrália em 1999, um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês, como forma de reforçar a conscientização da saúde masculina e arrecadação de fundos e, assim, nasceu o movimento "No shave November" e o bigode se tornou marca da campanha mundial.

O câncer de próstata é a doença que mais acomete o homem e a segunda causa de morte por câncer na população masculina, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Atualmente, mais de 61 mil pacientes foram diagnosticados com a doença no país, de acordo com o Instituito Nacional de Câncer (INCA).

É importante ter o diagnóstico o quanto antes, mas nas fases iniciais o paciente não apresenta sintomas de câncer. Conforme a doença avança, o tumor cresce, ocasionando sangramento, obstrução do jato urinário e dor. Nos casos mais avançados da doença, as células malignas podem se espalhar pelo corpo, causando lesões nos ossos, pulmões e outros órgãos.

A partir dos 50 anos, é indicado que todo homem consulte um urologista regularmente para uma avaliação. A partir disso, o médico define a periodicidade da realização de exames. No caso de histórico familiar, o indivíduo deve procurar um profissional 10 anos a menos da idade em que surgiu o câncer no parente (se o pai teve aos 55 anos, os filhos devem fazer exames a partir dos 45).


Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações do G1.
Publicar no Google Plus

O Blog Coisa Nossa Pernambuco

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários: