O BLOG DA TERRA DA ROMARIA! São Joaquim do Monte-PE-

Breaking News

PAROQUIAL: CNBB prepara celebração do Ano do Leigos para novembro deste ano

Dom Severino Clasen afirmou que a Igreja deve ser um sinal para que os leigos e leigas sejam protagonistas da transformação da sociedade.

Comissão reunida em Brasília para preparar o Ano do Laicato no Brasil / Foto: CNBB


A Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), está reunida na sede da entidade, em Brasília (DF), para preparar as atividades que serão realizadas durante o Ano do Laicato. A abertura será na festa de Cristo Rei, que este ano será celebrada dia 26 de novembro e segue até a mesma festa em 2018. Durante este período, a comissão espera realizar seminários regionais e temáticos, eventos, publicação de livros e de mensagens, na busca de disponibilizar diversas estruturas que possam envolver ao máximo os cristãos leigos e leigas. 

De acordo com o bispo de Caçador (SC) e presidente da Comissão  para o Laicato da CNBB, Dom Severino Clasen, a Igreja deve ser um sinal para que os leigos e leigas sejam protagonistas da transformação da sociedade. “O que nós queremos atingir é a transformação da sociedade. Os cristãos leigos e leigas devem ser sal e luz no mundo, na sociedade. Purificar os mecanismos da sociedade que nós temos, que aí sim a graça do batismo seja, de fato, o sacramento que transforma, que ilumina. E que a graça de Deus perpasse e penetre em todas as camadas da sociedade”, disse o bispo.

Dom Severino espera que o Ano do Laicato sirva de motivação para que a sociedade se engaje cada vez mais. “O legado que a celebração quer deixar é o envolvimento de toda a sociedade para que faça a auditoria da dívida pública. Como fazer? Com o espírito cristão, com a luz do Espírito Santo, com a consciência de igreja para transformar o mundo”, declarou.

A expectativa é que a abertura do Ano do Laicato seja feita com uma mensagem do Papa Francisco. Para o bispo, é importante que as pessoas se engajem durante a celebração e que todas se sintam participantes, e para isso, não fiquem esperando pelos outros. Dom Severino deseja que os leigos estejam engajados com as questões sociais, propondo, debatendo e apresentando ideias.

Durante o Ano do Laicato também será comemorado os 30 anos do Sínodo Ordinário sobre os Leigos (1987) e da Exortação Apostólica Christifideles Laici, de São João Paulo II, sobre a vocação e a missão dos leigos na Igreja e no mundo (1988). A comemoração terá como eixo central a presença e a atuação dos cristãos leigos e leigas como “ramos, sal, luz e fermento” na Igreja e na sociedade. “Um ano que se nós pudéssemos trabalhar a expressão do acolhimento, acolher todas as pessoas e fazer com que nesse acolhimento façamos o exercício do cuidado”, destaca dom Severino.

Além do presidente dom Severino Clasen, estiveram presentes na reunião o bispo de Cachoeira do Sul (RS) e membro a Comissão, dom Remídio José Bohn, o assessor Laudelino Augusto Azevedo, o assessor das Comunidades Eclesiais de Base (Cebs), Celso Carias, o secretário do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep), padre Ernane Pinheiro e a presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Marilza Schuina.

Blog Coisa Nossa Pernambuco
Com informações da Canção Nova.

Nenhum comentário